FAB faz lançamento de foguete ao espaço; objetivo foi treinar equipe e testar componentes
Foguete da FAB partiu do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte
novembro 29, 2024 - 2:01 pm
Imagem: Reprodução
Finalizando a primeira fase da Operação Potiguar, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou ao espaço, nesta sexta-feira (29), às 13h19, um foguete de sondagem suborbital com tecnologia 100% nacional. A missão, realizada com sucesso a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), buscou treinar a equipe da organização, assim como verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade.
VS30 V15
Com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido, o VS30 V15 é um foguete de sondagem monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. Projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o engenho espacial pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros, com uma velocidade máxima de seis mil km/h.
Cartas no espaço
O lançamento do foguete suborbital VS30 V15 levou ao espaço cerca de mil cartas escritas por alunos de quatro cidades próximas ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), da Força Aérea Brasileira (FAB).
As mensagens, que têm como tema central o futuro, voltarão à Terra depois de cruzar a atmosfera e ficarão depositadas no Oceano Atlântico, eternizando os sonhos, os ideais e as aspirações desses jovens.
A iniciativa deu oportunidade aos alunos da rede pública de ensino dos municípios de Natal, Parnamirim, São José de Mipibú e João Câmara, no Rio Grande do Norte, de refletir sobre o que desejam para as próximas gerações. As cartas foram inseridas no foguete durante uma cerimônia realizada no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo.
Com informações da assessoria da Força Aérea Brasileira