Horizon Zero Dawn Remastered é o que tem para 2024
Título traz melhorias gráficas significativas, que impactam nas animações faciais do personagem, na vegetação do mapa e no número de partículas
novembro 11, 2024 - 1:24 pm

Foto: Divulgação/Sony
“Horizon Zero Dawn” (2017), da Guerrilla Games, é um dos jogos mais aclamados da geração do PS4 e retrata a Sony em sua melhor forma, com lançamentos constantes de exclusivos de peso e com títulos que faziam valer a pena a compra de seus consoles. No entanto, o anúncio do remaster foi recebido de uma maneira morna por parte dos fãs, afinal de contas, muitos se questionavam se valeria a pena relançar um jogo relativamente novo e que pode ser jogado em sua versão original no PS5, por meio da retrocompatibilidade, ou no PC de maneira satisfatória. O LeiaJá pôde testar o remaster na versão de PS5.
Apesar das críticas que giram em torno deste relançamento, “Horizon Zero Dawn Remastered” consegue provar o seu valor em certos aspectos e mostrar que essa é sim uma maneira válida de revisitar o jogo ou até mesmo de experimentá-lo pela primeira vez. É importante destacar que esta versão não se trata de um remake, pois na essência, ainda é o mesmo game de 2017, mas com um upgrade visual significativo.
No entanto, muitas dessas qualidades podem passar despercebidas para o público casual, pois só vão perceber aqueles que possuem uma memória nítida do título original ou os que fazem um comparativo colocando ambas as versões lado a lado. Isso acontece porque o jogo original ainda conta com gráficos bonitos para os padrões de 2024.
De qualquer maneira, “Horizon Zero Dawn Remastered” oferece uma melhoria nas animações faciais dos personagens, dispõe de uma vegetação mais rica no mapa e também conta com um maior número de partículas, o que torna aquilo que já era bonito em um verdadeiro espetáculo visual.
Assim como a grande maioria dos jogos lançados no PS5, a nova versão de “Horizon Zero Dawn” permite ao jogador escolher entre dois modos de jogo: o primeiro deles é o de “qualidade”, que prioriza o máximo possível de resolução, enquanto sacrifica a taxa de quadros por segundo (FPS). O outro modo é o de “desempenho”, que garante um FPS fluido, mas com gráficos mais modestos.
Durante os testes, que ocorreram em um PS5 base conectado a uma TV 4K, constatamos poucos motivos para a utilização do modo “qualidade”, pois o “desempenho” garante um FPS estável e a queda na qualidade gráfica é basicamente imperceptível.
O que é Horizon Zero Dawn?
Para aqueles que nunca jogaram “Horizon Zero Dawn”, a remasterização pode ser o momento ideal para começar na franquia. O título se trata de uma aventura single player, onde o jogador controla a guerreira Aloy, que viveu a sua infância como uma exilada da tribo dos Nora e, depois de crescer e passar por um duro treinamento, parte em uma jornada para tentar descobrir mais sobre as suas origens.
O título é ambientado em um mundo pós apocalíptico dominado por máquinas, que de maneira geral, possuem aspectos e comportamentos que remetem a animais selvagens. Neste período, os humanos aos poucos começam a se desenvolver como sociedade, ao mesmo tempo que buscam por maneiras de lidar com a hostilidade das criaturas metálicas.
A principal arma de Aloy será um arco e flecha, que poderá ser personalizado de várias maneiras ao longo da jornada, além de diversos tipos de armadilhas e uma lança para ataques a curta distância. A guerreira também contará com um acessório chamado de Foco, que pode indicar os melhores caminhos para alcançar seus objetivos e também o ponto fraco das criaturas robóticas.
De maneira geral, “Horizon Zero Dawn” ganha pontos pelo seu sistema de combate que torna a jornada frenética e divertida, assim como o enredo que prende o jogador do começo ao fim. Mas ele também sofre com alguns problemas vistos na maioria dos títulos de mundo aberto, já que ele conta com missões secundárias pouco interessantes e com uma exploração de mapa que pode se tornar repetitiva com o passar do tempo.
Apesar desses pequenos deslizes, o saúdo geral de “Horizon Zero Dawn” é positivo e o game pode ser considerado como uma das grandes joias da família Playstation, ao lado de franquias consagradas como “God of War”, “Ghost of Tsushima”, “The Last of Us” e outros. Vale destacar que o jogo possui uma sequência lançada em 2022, intitulada de “Horizon Forbidden West”.
A remasterização é justificável?
Não restam dúvidas de que “Horizon Zero Dawn” é um título de grande importância para a Sony e que provavelmente deve render outras sequências nos consoles da marca. Porém, é compreensivo a dúvida de muitos jogadores, afinal de contas, a versão de 2017 estava longe de mostrar sinais de cansaço e existem diversos outros títulos da Playstation que mereciam um relançamento com melhorias na qualidade técnica, como por exemplo “Bloodborne” (2015), que até hoje roda em no máximo 30 quadros por segundos.
Ao mesmo tempo, “Horizon Zero Dawn Remastered” traz melhorias que podem aprimorar a experiência visual do jogador e prolongar a vida útil do jogo, afinal de contas, bastou um upgrade gráfico para provar que este título ainda consegue bater de frente em lançamentos recentes da indústria. Em um ano em que a Sony não possui nenhum grande lançamento programado para o PS5, o relançamento de um jogo aclamado é o que resta para os fãs.
Aqueles que já possuem o game original de 2017, podem adquirir está versão por R$50. Mas, se este não for o caso, o título é vendido na Playstation Store por R$249,50.
*Colaboração de Alfredo Carvalho para o LeiaJá