Marcelo Carneiro Leão toma posse como diretor do Cetene

A cerimônia promete reunir grandes nomes da ciência e da política

Marcelo Carneiro Leão toma posse como diretor do Cetene

Marcelo Carneiro Leão Foto: Divulgação/Cetene

Nesta sexta-feira (25), às 10h, o pesquisador Marcelo Carneiro Leão será oficialmente empossado como o novo diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas (CETENE), em uma cerimônia que promete reunir grandes nomes da ciência e da política no auditório da instituição, localizada na cidade universitária, em Recife. O evento contará com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; além de figura de destaque como o prefeito João Campos e a senadora Teresa Leitão, reforçando a importância dessa nova fase para o CETENE. 

Leão traz consigo a missão de transformar a CETENE em um verdadeiro polo de inovação para o Nordeste. Pós-doutor em Tecnologias, Informação e Comunicação pela Universitat de Barcelona e doutor em Química pela UFPE, o novo diretor enxerga na ciência aplicada um caminho para o desenvolvimento regional.

Em sua gestão Leão pretende aproximar o CETENE de universidades, centros de pesquisa e empresas, além de atrair financiamentos para projetos que impactem diretamente o cotidiano das comunidades. A posse também marca o fim uma gestão da pesquisadora Giovanna Machado, que liderou o centro entre 2024 e 2024, sendo reconhecida por sua atuação em areas como nanotecnologia e biotecnologia. 

Inovação para o futuro do Nordeste

O novo diretor está determinado a colocar o CETENE na vanguarda da pesquisa científica aplicada, com foco em resolver problemas locais, como o desenvolvimento sustentável e a criação de novas tecnologias para setores como energia e biotecnologia. 

Sobre o CETENE

O CETENE, uma unidade estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como objetivo fomentar a pesquisa em áreas como nanotecnologia, biotecnologia e computação científica, sempre com foco no desenvolvimento sustentável do Nordeste e na inclusão tecnológica.