Em Camaragibe, idosos tem aulas para aprender a usar smartphones

Os idosos aprendem a utilizar o aparelhos celular, wi-fi, fazer o download de aplicativos de bancos, supermercados, tirar fotos, entre outros

Em Camaragibe, idosos tem aulas para aprender a usar smartphones

Foto: Divulgação

Uma iniciativa do Ministério das Comunicações ensina idosos com idade entre 60 e 87 anos, a usarem smartphones. O curso de Introdução à Tecnologia da Informação para a Terceira Idade, oferecido pelo Centro de Recondicionamento de Computadores de Pernambuco, tem carga horária de 40 horas e é destinado a 24 idosos com até 87 anos, moradores do bairro do Timbi, em Camaragibe (PE).

As aulas ocorrem sempre às segundas, terças e quintas, das 14h às 17h, e têm como objetivo principal capacitar os idosos a utilizarem smartphones de forma independente e segura. O aprendizado dá mais independência no dia a dia e permite que esse público utilize os aparelhos para acessar serviços básicos – como INSS e bancos – sem a ajuda de outros membros da família.

Os idosos aprendem a utilizar o aparelhos celular, wi-fi, fazer o download de aplicativos de bancos, supermercados, tirar fotos, visualizar e filmar vídeos, inserir contatos na agenda, navegar pela internet e por redes sociais e realizar pagamentos através da tecnologia. Além disso, experimentam a comunicação por aplicativos de mensagem, com envio de mensagens e fazem chamadas de voz.

“Essa é a essência da inclusão digital. Muitos brasileiros acessam a internet apenas pelo celular, pois, atualmente, estes aparelhos permitem o acesso a uma série de serviços, públicos e privados, que antes só eram possíveis presencialmente. Com este curso, os idosos têm a sua independência e passam a fazer parte do mundo digital. Essas são iniciativas fundamentais que são realizadas pelos nossos Centros de Recondicionamento de Computadores espalhados por todas as regiões do país”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

“Estou muito esperançosa de aprender a mexer no meu celular, porque preciso, apesar da muita idade. Ainda tenho muitas dúvidas e é ruim perguntar. Às vezes, nem tenho quem, as pessoas são muito ocupadas. Tudo é muito corrido e a gente precisa assumir o que precisamos e queremos na vida”, explicou Hilda Marques, de 87 anos.

“O curso é uma oportunidade para os idosos se conectarem com o mundo digital, promovendo a inclusão e a participação ativa na sociedade moderna. Esta iniciativa é pioneira na cidade e reforça o compromisso do Instituto de Inovação e Economia Circular do Recife e do Ministério das Comunicações em promover a inclusão digital e a cidadania ativa para todas as faixas etárias”, afirma Savio França, diretor-executivo do IEC-Brasil.

“Estou fazendo um curso de celular para ter mais conhecimento, eu e minha esposa. Somos leigos, não sabemos direito, e estou gostando muito do curso”, destacou Erasmo Silva , de 67, com a sua esposa Maria José Lima, de 65.

Da assessoria