Como se blindar do ‘jogo do tigrinho’ nas redes sociais
Veja como evitar que perfis que promovem atividades duvidosas, do tipo “jogo do tigrinho”, cheguem até a sua caixa de entrada
julho 20, 2024 - 8:11 am

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A febre do ‘jogo do tigrinho’ se espalhou rapidamente nas redes sociais, e mostra como a influência na internet pode chegar em inúmeros usuários. Uma grande parcela já relatou que recebe constantemente convites e solicitações para seguir páginas da plataforma que promete prêmios em dinheiro. Com a regulamentação de jogos de azar no Brasil na linha do horizonte, cenas como essa têm sido cada vez mais comuns. No entanto, como é possível se proteger da enxurrada de perfis e páginas que oferecem e fazem propaganda de uma forma que chega a ser abusiva? Confira as dicas do LeiaJá sobre o assunto.
No Instagram, muitos usuários relatam que recebem solicitações de seguidor quase que diariamente. Uma dica valiosa vem circulando na rede social mostrando como silenciar termos, de modo a “ensinar” o algoritmo.
Saiba como ocultar o “jogo do tigrinho” do seu Instagram
Vá no seu perfil no Instagram, e clique nos três tracinhos no canto direito da tela. Você vai acessar seu painel de “configurações e atividade”. O aplicativo ainda permite que o usuário personalize outros tipos de interação na rede social. É nesse espaço onde você pode escolher se outros perfis podem enviar mensagens, adicionar em grupos, fazer marcações, interagir nas publicações e nos stories. Com a configuração correta, seu perfil passará despercebido por perfis automatizados de jogos de azar, entre outros.

Role a tela até a seção “Como os outros podem interagir com você”, e clique em “Palavras ocultas”;

Nessa parte, encontre a subseção “Palavras personalizadas para mensagens e comentários”, e clique em “Gerenciar palavras e frases personalizadas”;

É aqui, portanto, onde você pode escrever quais termos você não quer que o algoritmo mostre ou promova no seu perfil. É possível escrever diversos termos, palavras, frases, tais como “jogo do tigrinho”, “fortuna”, “tigrinho”, por exemplo. O Instagram permite ainda o bloqueio de termos em outros idiomas.

Como se proteger de contatos indesejados no Whatsapp
Já o Whatsapp, também pertencente à Meta, mesmo que não seja uma rede social propriamente dita, permite que qualquer pessoa entre em contato com outra, basta ter acesso ao número registrado no aplicativo. Porém, é possível também configurar a plataforma de mensagens rápidas para filtrar um pouco mais as permissões de outras pessoas.
Acesse o menu e clique em “Configurações”;

Selecione a opção “Privacidade”, para escolher as permissões;

Desça a tela até a seção “Avançado” e clique em “Grupos”;

Por fim, selecione a opção que permite que apenas os seus contatos adicionem você a algum grupo. Nesse caso, se alguém que você não tem o contato salvo tentar adicionar em algum grupo, você receberá um convite por meio de mensagem privada. Assim, você tem a opção de escolher se quer entrar no grupo ou não.
