Apple anuncia iPhone com inteligência artificial hoje; veja o que muda

Mercado está confiante de que o anúncio sairá nesta segunda-feira (10), durante o 2024 Apple Worldwide Developers Conference

Apple anuncia iPhone com inteligência artificial hoje; veja o que muda

Na WWDC 2024, Apple deve criar expectativas sobre iOS reformulado com IA e iPhones mais avançados. Foto: Unsplash

A Apple está pronta para anunciar uma grande reformulação em seu sistema operacional, o iOS, e o mundo da tecnologia está confiante de que o anúncio sairá nesta segunda-feira (10), durante o 2024 Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). Insiders da indústria acreditam que o hardware mais recente da Apple poderá conter inovações da inteligência artificial (IA) e tornar o iPhone um aparelho mais competitivo e atrativo diante dos concorrentes considerados “top de linha”.

Em uma enquete no Medium, o analista da Apple Ming-Chi Kuo afirmou que a quantidade de memória onboard na próxima linha do iPhone 16 — prevista para ser de 8 GB — pode não ser suficiente para deixar o modelo de linguagem grande (LLM) por trás da IA ​​da Apple realmente funcionar.

“É improvável que os LLMs no dispositivo excedam as expectativas do mercado devido à limitação de 8 GB de DRAM do iPhone 16”, argumentou Kuo na postagem, sugerindo que os fãs ansiosos da Apple talvez devessem moderar suas expectativas em relação à WWDC. Dito isso, a memória nunca foi um grande problema em iPhones anteriores, já que o desempenho dos chips da Apple e do iOS sempre foram capazes de manter os modelos como líderes de mercado, independente da memória RAM.

A questão, porém, é se essa situação ainda se aplicará quando se trata de ferramentas de IA notoriamente exigentes. Kuo também observou que a Apple está pronta para lançar sistemas de IA baseados em nuvem e no dispositivo. No entanto, “é improvável que a Apple anuncie um progresso de desenvolvimento que exceda significativamente as expectativas do mercado na WWDC 2024”, diz Kuo.

O que esperar do anúncio

Apesar das limitações, o analista não citou apenas pontos negativos ou abaixo das expectativas do mercado. O colaborador acredita que “Após a WWDC, a Apple não será mais vista como uma retardatária na indústria de IA”, por exemplo, sugerindo que os esforços de IA da empresa serão impressionantes o suficiente para colocá-la no mesmo nível de empresas como OpenAI e Google.

De acordo com Mark Gurman da Bloomberg, é provável que vejamos a IA inserida em uma série de aplicativos da Apple, incluindo Mail, Fotos, Safari, Xcode e muito mais. A Siri também está pronta para sua maior atualização de todos os tempos e a Apple planeja uma parceria com a OpenAI para fornecer alguns dos recursos mais eficientes, embora com muitas proteções de privacidade.