Fornite recebe multa de 1 milhão de euros por propagandas apelativas
A desenvolvedora Epic Games, responsável pelo Fortinite, anunciou que vai recorrer da decisão do órgão de proteção ao consumidor
maio 17, 2024 - 1:01 pm

Foto: Divulgação
Por causa de Fornite, a Epic Games recebeu uma multa de 1,125 milhão de euros nos Países Baixos. As autoridades do país alegam que a desenvolvedora violou a lei de proteção ao consumidor ao expor o público infantil a propagandas apelativas.
A Autoridade para os Consumidores e os Mercados (ACM), órgão de proteção ao consumidor do país, considerou que os anúncios agressivos, com frases como “Compre Agora” poderiam aumentar a impulsividade das crianças diante da sensação de estarem perdendo algo ao não comprar os itens do Fortnite. O órgão regulador deu até 10 de junho para a desenvolvedora adequar as propagandas.
A Epic Games desconsidera a determinação que resultou na multa que ultrapassa R$ 6 milhões e antecipou que vai recorrer no Judiciário. Em um comunicado oficial, a empresa apontou que as exigências da ACM pioram a experiência dos jogadores.
“As informações na decisão da ACM contêm erros factuais significativos sobre como Fortnite e a Loja de Itens operam. As mudanças que a ACM está exigindo resultariam em uma experiência pior para os jogadores. Nós vamos apelar essa decisão. Enquanto não recebemos resposta, jogadores dos Países Baixos com menos de 18 anos não poderão ver ou comprar itens que estão na loja por menos de 48h, começando em 24 de maio de 2024”, se posicionou em nota.