Elon Musk oficializa domínio ‘X.com’

O logotipo X preto e branco aparecia desde o final de julho ao se conectar à rede social, mas seu domínio continuava sendo “Twitter.com”

Elon Musk oficializa domínio ‘X.com’

Foto: LEON NEAL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O bilionário americano Elon Musk anunciou nesta sexta-feira na rede social X que “todos os sistemas básicos” de sua plataforma, antigo Twitter, estão “agora ativos” sob o domínio “X.com”, oficializando sua nova identidade.

O logotipo X preto e branco aparecia desde o final de julho ao se conectar à rede social, mas seu domínio continuava sendo “Twitter.com”.

X.com era o nome do banco digital fundado por Elon Musk em 1999, que mais tarde se tornou o serviço de pagamentos online PayPal.

Musk também utilizou este símbolo na empresa aeroespacial SpaceX, na sociedade X Corp que comprou o Twitter, na startup xAI, dedicada à inteligência artificial (IA) inaugurada em julho, e até no nome de um dos seus filhos, um menino chamado X Æ A-12.

Grok, o primeiro modelo de IA generativo da xAI, está acessível a partir de quinta-feira na Europa “para assinantes Premium do X”, anunciou a rede social.

“Quando as eleições europeias terminarem [6-9 de junho de 2024], continuaremos a implementação de tendências contextualizadas para todos os usuários”, afirmou.

Desde que comprou o Twitter em 2022 por 44 bilhões de dólares, Musk falou várias vezes sobre transformar seu projeto em um superaplicativo multifacetado com serviços financeiros, como o WeChat na China.

Desde o lançamento da interface generativa de IA ChatGPT (OpenAI), esta tecnologia está no centro de uma concorrência acirrada entre os gigantes do setor, principalmente Microsoft e Google, mas também Meta (Facebook e Instagram) e startups como Anthropic ou Mistral AI.