Atualização do HarmonyOS permite que o Huawei Mate 60 instale serviços do Google

Informação começou a circular após uma publicação do informante Fixed Focus, usuário Huawei da província de Guangdong, onde fica a sede da empresa chinesa

Atualização do HarmonyOS permite que o Huawei Mate 60 instale serviços do Google

Atualização do Huawei Mate 60 tem possível suporte para os serviços do Google. Foto: Unsplash

A Huawei lançou recentemente a atualização HarmonyOS 4.0.0.162 para a série Mate 60, que supostamente é capaz de instalar os serviços do Google nos dispositivos principais. A informação começou a circular após uma publicação do insider Fixed Focus, usuário Huawei da província de Guangdong, onde fica a sede da empresa chinesa. O informante diz, ainda, que a atualização recente é estável para os modelos Mate 60 e Mate X5 e que permite que os usuários pesquisem diretamente o conjunto de plug-ins dos serviços do Google na AppGallery.

A instalação dá a opção de adicionar uma conta do Google, usar notificações push e executar os serviços Google. A notícia anima os usuários da marca, já que antes era necessário recorrer à VPN ou “gambiarras” para acessar a Play Store, loja de aplicativos do Google, por exemplo. Há alguns anos, a Huawei suspendeu suas vendas globais, mas desde 2023, sinaliza que tem interesse em voltar ao mercado mundial. Nos bastidores, informantes já citaram um plano de retorno de vendas da fabricante na América Latina e na Europa.

Insider vaza informação sobre atualização do HMOS. Imagem: Reprodução/Weibo
Insider vaza informação sobre atualização do HMOS. Imagem: Reprodução/Weibo

Próxima atualização do HarmonyOS

A atualização principal provavelmente será lançada no quarto trimestre deste ano, com recursos mais elaborados e que devem concorrer diretamente com o Google. Assim, a continuidade da abertura aos serviços da concorrente não é uma garantia. Por outro lado, a ausência dos serviços Google tem sido uma lacuna significativa nos telefones Huawei. Embora a empresa tente preencher essa falta com melhores implementações de software, isso influenciou para que ela ficasse atrás no mercado global. Porém, com o tratamento mais recente, é possível esperar que a empresa também leve este benefício aos dispositivos mais antigos.