Quais as atualizações esperadas no WhatsApp em 2024?

Visando aprimorar os recursos da sua plataforma, o WhatsApp pretende trazer novidades que vão de mudanças de cores do tema a interações com outras redes sociais

Quais as atualizações esperadas no WhatsApp em 2024?

Com o objetivo de trazer novas experiências para os seus usuários em 2024, o WhatsApp testou, durante o ano passado, uma série de recursos na versão Beta da plataforma. Entre os possíveis novos recursos, estão os filtros de classificação das conversas e o compartilhamento de status no Instagram. Sendo assim, o LeiaJá conversou com dois usuários do aplicativo para saber o que eles esperam de atualizações e melhorias na rede social nos próximos meses.

Lançamento do mês

Começando o ano já pensando nas diversas interações no chat dos usuários, a empresa irá liberar ferramentas que permitem a edição e criação de figurinhas em aparelhos iPhone, ainda em janeiro. O novo recurso chegará nos próximos dias a todos os usuários que estão no iOS 17. Já as pessoas que usam o app pelo sistema Android, terão que aguardar as próximas informações da plataforma, que ainda não informou quando essa permissão será liberada para essa parcela de usuários.

Com a nova função, não será mais necessário baixar outros aplicativos para criar figurinhas. Sendo assim, as pessoas poderão escolher fotos da galeria e fazer diversas edições, como corte automático da imagem, desenhos adicionais, sobreposição de um sticker sobre o outro e fixação de legendas. Além disso, a novidade oferecerá a conta a proteção da criptografia de ponta a ponta da plataforma.

As figurinhas, que são muito compartilhadas em grupos, são usadas por pessoas que gostam de enviar, nas conversas, os famosos memes, conhecidos pelo cunho humorístico inserido em imagens, vídeos e GIFs.

Opções de exibições de fotos e vídeos

Outra função muito esperada por quem tem conta no WhatsApp é a exibição dupla. Esse recurso trará uma melhoria na limitação de visualizações de fotos ou vídeos enviados pelos usuários. Com a mudança, você poderá permitir que uma foto ou vídeo seja aberto no máximo duas vezes antes de desaparecer de forma automática. Essa mudança dá aos usuários um maior controle sobre o compartilhamento de mídia e garante que as suas imagens sejam vistas apenas pelo tempo que desejarem.

Para o universitário Paulo Nascimento, que participa de vários grupos de conversas no aplicativo, essa nova função “será parecida” com a do bate papo do Instagram, na qual os internautas podem definir as limitações da exibição dos arquivos enviados.

“Uso o WhatsApp principalmente para comunicação pessoal e profissional, então acho que o aplicativo precisa expandir suas ferramentas para se adequar as minhas duas formas de uso. Hoje conversamos mais pelo WhatsApp do que frente a frente. Então, a plataforma precisa entender que nem sempre a usamos para conversar com o nosso patrão ou com o funcionário da lanchonete ao pedir um lanche. Não só temos conversas mais formais, também temos conversas descontraídas, onde queremos que as fotos que são enviadas não fiquem de forma permanente no bate-papo. Eu fofoco muito com meus amigos e nem sempre quero que aquele print sigiloso, que envio na conversa, fique ali para sempre”, brincou o jovem.

Compartilhamento de status no Instagram

As similaridades entre o Instagram e o WhatsApp, apontadas por Paulo, também podem ir além do modelo de interação dos bate-papos. O aplicativo de conversa poderá lançar, nos próximos meses, a opção de compartilhar status no Instagram.

Se, atualmente, você pode apenas compartilhar seus status nas histórias do Facebook, futuramente, essa função também lhe ajudará a mostrar os seus momentos para os seus seguidores em várias plataformas ao mesmo tempo. Com isso, será possível compartilhar um status uma vez e tê-lo automaticamente sincronizado em ambas redes sociais.

Organização de conversas

Para melhorar as experiências dos seus usuários, o WhatsApp está trabalhando na organização dos chats. Com uma nova atualização, as pessoas poderão filtrar e classificar suas conversas de forma mais eficiente. Isso tornará mais fácil encontrar mensagens não lidas e manter suas conversas organizadas em diferentes pastas. Essa atualização tem como alvo aqueles que participam de vários grupos de conversas.

WhatsApp colorido?

A empresa também está trabalhando em um novo recurso que permite aos usuários do iOS alterarem as cores do tema do aplicativo. A informação foi descoberta pelo site WABetaInfo, especializado em rastrear atualizações do WhatsApp, na versão beta do iOS 24.1.10.70. O recurso chamado de “cor do aplicativo” oferecerá cinco opções de cores no lançamento: verde (a cor clássica do app), branco, azul, roxo e rosa

Atualmente, a única opção de mudança de tema do WhatsApp são os modos claro e escuro. Com a atualização, a cor escolhida será aplicada em toda a interface, incluindo os indicadores de mensagens não lidas e carimbos de data e hora. O relatório sugere ainda que o WhatsApp poderá permitir que os usuários alterem a cor da bolha na janela de bate-papo.

Plataforma para as vendas

Sem anúncios de atualizações no aplicativo que facilitem e estimulem as vendas de profissionais que se utilizam da plataforma para fazer seus negócios, o WhatsApp, mesmo sendo elogiado por muitos empreendedores, ainda é criticado pelas suas limitações com esse público.

Para a empreendedora Suelen, conhecida entre os moradores da cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, por vender geladinhos gourmet no bairro da Cohab, a plataforma lhe auxilia no crescimento do seu negócio, porém precisa ampliar as ferramentas. Entre as melhorias que precisam ser atualizadas pelo WhatsApp, a empreendedora cita a possibilidade de “utilizar mais de uma conta no mesmo celular” e a comunicação com os clientes na “lista de transmissão sem possuir o número salvo na agenda”.