RFB compõe evento de soluções com IA para o poder público

Proposta une órgãos públicos e startups com o objetivo de viabilizar soluções inteligentes para o serviço público federal

RFB compõe evento de soluções com IA para o poder público

 A Receita Federal do Brasil (RBF) participará da 2ª Chamada da Seleção Pública de “Soluções de IA para o Poder Público”, que será realizada na próxima segunda-feira (21). O órgão federal participa da rodada em busca de soluções inovadoras para a área aduaneira, jurisdição da alfândega brasileira. O desafio é a “classificação de mercadorias via raio-X (X-Class). No evento, órgãos federais se unem a startups de tecnologia para viabilizar soluções inteligentes ao serviço público federal. 

A ideia é que as startups participantes proponham soluções para a análise das imagens de raio-X dos contêineres que possam ser somadas à inteligência artificial já existente, o Sistema de Seleção Aduaneira por Aprendizado de Máquina (Sisam), que analisa as declarações. 

O objetivo é obter ganhos na detecção de erros de classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e em atividades correlacionadas como a detecção de erros de quantidade, a detecção de itens não listados e a previsão dos códigos NCM corretos para cada mercadoria. O melhor projeto apresentado receberá recursos de subvenção econômica para startups para o seu desenvolvimento. 

A seleção pública é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e conta com apoio técnico da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD-ME) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Cada empresa poderá enviar até duas propostas, desde que em desafios tecnológicos distintos. As propostas devem ser submetidas por startups que atendam os requisitos expostos no edital, e serão apoiados os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico. 

O Ministério da Economia fará live para explicar o edital no dia 21