Golpe promete aprovação imediata do Auxilio Emergencial

Mensagem que circula no WhatsApp tenta atrair pessoas com e sem restrições de cadastro

por Katarina Bandeira seg, 27/04/2020 - 11:13

A Polícia Federal identificou um novo golpe, envolvendo o Auxílio Emergencial, circulando pelo WhatsApp. Dessa vez, cibercriminosos prometem o desbloqueio imediato do benefício para pessoas que estejam com pendências no CPF. O link, que está sendo enviado para as contas do WhatsApp e Facebook, começou a circular no final da semana passada, depois que várias restrições e pendências nos cadastros das pessoas (com relação as suas documentações) impediram a liberação dos valores referente ao auxílio.

A mensagem falsa avisa que a pessoa pode desbloquear imediatamente seu Auxílio Emergencial apenas preenchendo algumas informações pessoais. Para dar veracidade a mensagem, os golpistas exibem relatos falsos, feitos em redes sociais, de supostas pessoas que já tiveram suas pendências resolvidas com a liberação dos valores do auxílio.

 

A vítima ainda é incentivada também a compartilhar o link malicioso com todos os seus amigos e contatos do mensageiro, espalhando a fraude. Por fim, a pessoa é direcionada a preencher um cadastro com informações pessoais (CPF, endereço, RG, número da conta corrente e senha), que não devem ser fornecidas sob nenhuma hipótese. Para saber como se proteger desse e de outros golpes cibernéticos, confira as dicas da Polícia Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores