Golpe que promete barris de cerveja atinge 159 mil pessoas

Mensagem divulgada por WhatsApp promete cinco litros de Heineken grátis durante a quarentena

por Katarina Bandeira sab, 18/04/2020 - 16:33
Reprodução Empresa informou, via Twitter, que promoção é falsa Reprodução

Quatro barris de cerveja Heineken, gratuitos, para passar a quarentena. É isso que falsamente oferece uma mensagem no WhatsApp que já conseguiu enganar mais de 159 mil pessoas durante o isolamento social. Segundo o dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, o golpe é mais um que consegue crescer rapidamente no mensageiro, que vem sendo porta de entrada para diversos golpes envolvendo o novo coronavírus.

Porém, apesar do engajamento dos fãs da cerveja, a Heineken deixou claro que a campanha compartilhada pelos usuários do WhatsApp nos últimos dias é falsa. "A recomendação da marca é não abrir o link", afirmou a empresa em sua conta Twitter.

Embed:

Quem acessar a mensagem será redirecionado a uma página para responder se tem mais de 18 anos e se prefere cerveja pilsen ou lager. Independente das respostas, o usuário é levado ao mesmo resultado. Ao final do questionário, a página avisa à pessoa sobre os quatro barris de cerveja. Porém, para confirmar o prêmio, é preciso que a mensagem seja compartilhada com mais dez usuários.

Por conta do aumento dos golpes aplicados por cibercriminosos, a Polícia Federal vem alertando a população para desconfiar de promoções que parecem muito "urgentes" ou que oferecem benefícios "bons demais" para serem verdade. Confira todas as dicas da PF aqui. 

COMENTÁRIOS dos leitores