Golpe promete R$ 350 aos beneficiários do Bolsa Família

As mensagens com a falsa promessa são repassadas através do WhatsApp

por Victor Gouveia ter, 04/02/2020 - 08:31



Um novo golpe no WhatsApp promete R$ 350 para a compra de material escolar aos beneficiários do Bolsa Família. Aproveitando o início do ano letivo, os criminosos disponibilizam links para prejudicar financeiramente as vítimas e ter acesso aos seus contatos. A Polícia Federal calcula que já houve mais de um milhão de acessos.

Com uma média de 70 mil novos acessos diários, quatro links são disponibilizados para que as vítimas preencham um questionário e o compartilhem com os contatos. Para legitimar o golpe, além de aproveitar a volta às aulas, os golpistas criaram perfis falsos e usam a antiga logo do Governo Federal junto com a atual logo do programa voltado à população de baixa renda.

Independente de ser cadastrado ou não, a pessoa supostamente teria acesso ao falso benefício. Contudo, é necessário compartilhar o link com os contatos da agenda. O Ministério da Cidadania esclareceu que “são falsas as informações sobre o suposto benefício para compra de material escolar”.

A Polícia Federal alerta sobre a importância de verificar as informações compartilhadas, principalmente quando se tratam de brindes, promoções e descontos. Caso haja dúvida, é possível confirmar se o link é perigoso através do site www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br.  

COMENTÁRIOS dos leitores