Instagram aumenta estratégias contra fake news

Plataforma anunciou que está expandindo seu programa de verificação de fatos

por Katarina Bandeira ter, 17/12/2019 - 17:33
Pixabay Para ajudar na verificação os próprios usuários podem sinalizar as publicações Pixabay

O Instagram anunciou, na última segunda-feira (17), que vai expandir o seu programa de verificação de fatos de forma global. Isso quer dizer que todo conteúdo classificado como falso ou parcialmente falso por um "checador de fatos" será removido das páginas Explorar e hashtag. Dessa forma, a empresa visa diminuir a disseminação de informações falsas na internet.

Além disso, o conteúdo será rotulado para que as pessoas possam decidir por si mesmas se devem ler, confiar e compartilhar o que estão vendo. Quando esses marcadores são colocados na publicação eles ficam visíveis para todas as contas seja no feed, perfil, histórias ou mensagens diretas.

Foto por foto

A plataforma revela que, para fazer o controle das informações, usará uma tecnologia de correspondência de imagens. Ela servirá para encontrar fotos com o mesmo tipo de conteúdo e aplicar o rótulo de informação falsa. Essa verificação também irá se expandir além da ferramenta. Se algo for classificado como falso ou parcialmente falso no Facebook - que também é uma rede social pertecente a Mark Zuckerberg - e for postado no Instagram ele receberá a classificação de Fake News e vice-versa.

Por fim, o rótulo será vinculado à classificação do verificador de fatos e fornecerá links para artigos de fontes confiáveis ​​que desmerecem as reivindicações feitas na publicação. Para ajudar na verificação os próprios usuários podem sinalizar as publicações.

COMENTÁRIOS dos leitores