Brasileiros estão abandonando o Facebook

Um dos motivos apontados pela pesquisa é o desgaste da imagem da rede social após os escândalos que envolveram o vazamento de dados de milhões de usuários

por Katarina Bandeira qui, 11/04/2019 - 11:39
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Apenas 56% dos entrevistados disseram possuir um perfil na rede Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O Facebook ainda é a principal rede social utilizadas pelos brasileiros. Porém, um levantamento feito pelo Instituto Datafolha, em março, mostrou que essa realidade está mudando. A pesquisa apontou uma diminuição no número de usuários que usam a plataforma, cerca de 5% em sua base nacional, sendo que apenas 56% dos entrevistados disseram possuir um perfil na rede. Em 2017, eram 61%.

Um dos motivos apontados pela pesquisa é o desgaste da imagem da rede social após os escândalos que envolveram o vazamento de dados de milhões de usuários. Além disso, o fato do Facebook ter virado 'palanque' de debates acalourados durante as eleições pode ser um motivo para o afastamento.

Apesar disso, a empresa de Mark Zuckerberg está longe de cair no ostracismo. As principais redes utilizadas no Brasil ainda pertencem ao The Facebook. O WhatsApp, queridinho dos brasileiros, está instalado no smartphone de 69% dos entrevistados pelo instituto. O Facebook ocupa o segundo lugar e o Instagram, o terceiro, com 35%. A única rede que não pertence ao grupo é o Twitter, que ocupa a quarta posição com 14%.

É preciso confiar  

Outro item avaliado pelo Datafolha foi a confiança dos usuários no conteúdo visto na rede social. Para 63% dos entrevistados apenas algumas notícias recebidas são verdadeiras. Só 5% acreditam na veracidade da maioria delas e 2%, em todas. Aqueles que não acreditam em nada somam 21%.

Quando comparamos com a confiança das pessoas na imprensa, os números mudam de figura porque boa parte dos usuários permanecem desconfiados com os veículos de notícias oficiais. Apenas 5% dos entrevistados acreditam em tudo que sai na mídia, 17% na maioria das reportagens, 61% algumas e 14% em nenhuma nota divulgada pelos canais oficiais. Para chegar a esses números o Datafolha ouviu 2.038 pessoas, de 130 municípios diferentes.

LeiaJá também

--> Facebook quer mapear a densidade populacional do mundo

--> Facebook tem dados de 540 milhões de usuários expostos

--> Mark Zuckerberg pede regulamentação para o Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores