China vai começar a testar ônibus que dirige sozinho

Coletivo com capacidade para 14 passageiros não tem banco do motorista, volante ou pedais

por Nathália Guimarães qui, 05/07/2018 - 11:12
Divulgação/Baidu Divulgação/Baidu

A empresa chinesa Baidu acelerou a produção de seu ônibus totalmente autônomo, desenvolvido em conjunto com o fabricante local King Long. O veículo coletivo tem 14 lugares e deverá trafegar no Japão no início de 2019. A companhia produziu 100 destes veículos em sua fábrica, afirmou em um comunicado.

A empresa disse que os veículos seriam inicialmente usados ​​comercialmente nas cidades chinesas ainda em 2018 como parte de um teste, mas acrescentou que também está mirando nos mercados estrangeiros.

A Baidu, uma das maiores empresas de tecnologia da China, está trabalhando com o fabricante King Long para construir os ônibus, chamados Apolong. Os coletivos podem acomodar passageiros, mas não há banco do motorista, volante ou pedais, de acordo com a BBC.

O Apolong virá com capacidades de condução autônomas de nível 4, o que significa que a máquina pode lidar com a maioria das condições de direção, mesmo que um humano não responda adequadamente a um pedido de intervenção.

É apenas um passo abaixo do nível máximo 5, que se estende a todos os cenários de direção, incluindo estradas de terra e condições climáticas incomuns. A Baidu prevê que o coletivo seja usado dentro de áreas fechadas, como aeroportos e locais turísticos.

LeiaJá também

--> Uber vai cobrar taxa variável de motoristas no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores