Robô de hidrogel pode ser o futuro da medicina

Invenção de engenheiros do MIT pode ser a solução para cirurgias delicadas à distância e intervenções menos invasivas

por Wagner Silva qui, 02/02/2017 - 17:27
Outra característica ressaltada pelo criador é a quase Divulgação / MIT Outra característica ressaltada pelo criador é a quase

Uma equipe de engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) desenvolveu um braço robótico de precisão, à base de gel. Na prática, ele poderá ser utilizado em cirurgias médicas que requerem destreza e suavidade ao mesmo tempo. Na demonstração, os pesquisadores capturaram um peixe dentro de um aquário e o soltaram em seguida, sem machucá-lo, para exemplificar o nível de destreza do equipamento.

Para confeccionar o braço de hidrogel foi utilizado uma impressora 3D, que deu o formato de “dedos” para o material, deixando-o com o aspecto de uma mão. No interior, existem partes de borracha com sensores, que são responsáveis pela força empregada nos movimentos. A equipe, liderada pelo professor de engenharia mecânica, civil e desenvolvedor do MIT, Xuanhe Zhao, e por seu aluno Hyunwoo Yuk, está trabalhando na adaptação e aplicação do invento em ambiente hospitalar.

Nos últimos cinco anos, o professor trabalhou com os alunos para desenvolver robôs de materiais biocompatíveis o suficiente para serem implementados na medicina. Depois de uma série de experimentos com silicone e borracha, ele concluiu que o hidrogel é o material mais adequado ao propósito e que tem menos chance de provocar lesões ou irritações quando está em contato com os órgãos humanos.

COMENTÁRIOS dos leitores