Novo golpe no WhatsApp já atingiu um milhão de usuários

Armadilha engana usuários prometendo liberar novas cores de interface no aplicativo

por Nathália Guimarães sab, 14/01/2017 - 11:28
Reprodução Mensagem fraudulenta convida o usuário a clicar em um link para liberar novas cores no aplicativo Reprodução

Um novo golpe está circulando no WhatsApp prometendo um recurso que sequer existe no aplicativo de mensagens - a possibilidade de personalizar a interface do serviço com cores diferentes. Segundo a empresa brasileira PSafe, a armadilha, disseminada através de mensagens, já enganou mais de um milhão de pessoas.

A mensagem fraudulenta convida o usuário a clicar em um link, que supostamente vai liberar novas opções de cores no aplicativo, esteja ele instalado em aparelhos com iOS, Android, Windows Phone ou BlackBerry. Mas antes a vítima precisa compartilhar uma mensagem com dez amigos ou cinco grupos.

Depois de compartilhar a mensagem, um botão para ativar o recurso é liberado. Ao clicar nele, o usuário é induzido a instalar aplicativos de fontes desconhecidas que podem conter vírus. A cada serviço instalado, uma quantia em dinheiro é depositada automaticamente para o hacker responsável pelo golpe.

Para se proteger, os usuários devem manter um antivírus instalado no celular, além de evitar clicar em links vindos por mensagens. Segundo a PSafe, nos últimos meses, muitas tentativas de golpe ocorreram desta forma. Outra dica é utilizar apenas redes Wi-Fi protegidas com senhas, já que estas oferecem mais segurança.

LeiaJá também

--> Falha grave põe em xeque segurança do WhatsApp

--> Golpe no WhatsApp já fez mais de 260 mil vítimas no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores