Brasileiros ainda veem internet banking com desconfiança

Apesar do medo, 79% realizam transações financeiras online

por Nathália Guimarães qua, 01/07/2015 - 11:51
Reprodução 20% dos entrevistados não fazem nada para proteger seus dados financeiros online Reprodução

Mais da metade dos internautas brasileiros (54%) acredita que os pagamentos realizados de forma offline são mais confiáveis do que online, aponta uma pesquisa feita pela Kaspersky Lab. Apesar do medo, a maioria das pessoas realizam transações financeiras na internet, mas muitas falham em tomar medidas básicas de segurança e, assim, colocam seu dinheiro e a reputação dos bancos em risco.

A pesquisa mostra que 49% dos usuários se sentem vulneráveis ao realizar transações financeiras online. Além disso, 46% dos entrevistados concordaram que as tradicionais “bocas de caixa” dos bancos são mais seguras do que suas plataformas digitais.

Ainda que sintam receio, 79% dos usuários realizam pagamentos online, 52% usam seus tablets e 45% usam seus smartphones. Além disso, 12% dos proprietários de Smart TVs admitiram já ter usado suas televisões para tais operações. 20% dos entrevistados, no entanto, não fazem nada para proteger seus dados financeiros online.

De acordo com o diretor global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab, Ross Hogan, a desconfiança dos clientes em relação às transações online obriga os bancos a investirem mais de seus recursos em outras plataformas. “É por isso que, hoje em dia, é vital que os bancos invistam em tecnologia para garantir um ambiente online seguro para seus clientes. Isto encorajará os clientes mais tradicionais a adotarem os meios digitais e reduzirá o risco para os clientes descuidados", avalia.

COMENTÁRIOS dos leitores