Jogo nunca lançado de Duke Nukem é encontrado nos EUA

E tem um GIF com o jetpack do jogo

por Guilherme Jacobs qui, 07/08/2014 - 15:50
Divulgação/Deep Silver O jogo era a versão de PSP de Duke Nukem: Critical Mass Divulgação/Deep Silver

Dave Gibson é pesquisador da Biblioteca do Congresso nos EUA, onde há uma grande coleção de videogames, e enquanto catalogava materiais de games para a seção de "Imagem em Movimento" da biblioteca, encontrou o código fonte da versão para PlayStation Portátil (PSP) do jogo Duke Nukem: Critical Mass, desenvolvido pela Apogee Software e lançado para o Nintendo DS em 2011. O desenvolvimento do jogo para PSP foi iniciado, mas terminou não sendo lançado. 

Gibson publicou sua descoberta no blog Digital Preservation da Biblioteca do Congresso americano, onde ele comenta que são recebidos centenas de games por ano, e muitas vezes é enviado material extra, como vídeos de gameplay. Ao receber um DVD-R rotulado "Duke Nuken: Critical Mass (PSP)", ele suspeitou de que se tratava de um vídeo com cenas do jogo, mas ao investigar foi surpreendido com o código fonte do game. 

Ele comenta que não foi fácil se aprofundar nos arquivos do jogo, devido ao formato proprietário usado pela Sony, e que a versão de PSP ia ser bem diferente da do DS. Falando ao Gamasutra, o pesquisador comentou que acredita não haver nenhum outro jogo não-lançado na Biblioteca do Congresso, mas que vai organizar um projeto para investigar outros DVD-R que poderiam conter códigos ou arquivos do jogo, mas que foram guardados acreditando-se que se tratavam de discos com vídeos de gameplay. Entre as imagens publicadas do achado, está este GIF mostrando que haveria um jetpack no jogo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores