Google vai levar o Street View para a Amazônia

Primeira fase do projeto começa agora e tem duração prevista de três semanas

idgnowpor Nowdigital qui, 18/08/2011 - 14:00
Divulgação Tradicional carro do Google Street View será trocado por barcos que navegarão os rios principais Divulgação

Em breve você poderá conhecer a floresta amazônica sem gastar nada e no conforto da sua casa. A Google anunciou na quarta-feira (17/8) que está trabalhando para levar sua ferramenta Street View de visualização online para a Amazônia.

Em seu blog oficial, a gigante de buscas afirma que “em breve você poderá navegar pelos rios Amazonas e Negro no Norte do Brasil e conhecer algumas das áreas mais remotas e de maior biodiversidade do mundo.”

De acordo com a empresa, alguns membros da sua equipe do Brasil e dos EUA já estão na floresta amazônica para capturar imagens do rio e das comunidades e florestas no entorno. A ação está sendo feita em parceria com a organização sem fins lucrativos Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Na primeira fase do projeto, que começa esta semana e tem duração prevista de três semanas, as equipes da Google e da FAS captarão imagens de um setor de 50 km de extensão do Rio Negro, indo até a comunidade Terra Preta. Para isso, serão usados os trikes (triciclos de câmeras do Street View) acoplados em barcos, que também poderão ser usados por moradores locais. Depois, a gigante de buscas vai processar as imagens, como de costume, transformando as fotografias em panorâmicas de 360 graus.

A Google termina o post dizendo estar “honrada” em trabalhar nesse projeto com a FAS e em ajudar seus parceiros “a compartilhar com o mundo as histórias únicas de seus moradores e a beleza desse local que eles chamam de lar”.

Até o fechamento desta reportagem, a assessoria local da Google não havia respondido aos nossos questionamento sobre quando as imagens da Amazônia estarão disponíveis no Street View.

O Google Street View foi lançado oficialmente no Brasil em setembro de 2010, trazendo então imagens de 51 municípios. Uma galeria especial do Street View traz ícones de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores