Câmara do Recife homenageia “Mulheres que Inspiram”

Editora de Política do LeiaJá Thabata Alves foi uma das mulheres homenageadas pela vereadora professora Ana Lúcia

Câmara do Recife homenageia “Mulheres que Inspiram”

Foto: assessoria de comunicação

A Câmara Municipal do Recife homenageou 37 mulheres em uma reunião solene organizada pela vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos). A solenidade teve como tema “Mulheres que inspiram” e trouxe personalidades femininas que se destacaram no cenário pernambucano em diferentes áreas de atuação.

A vereadora Ana Lúcia explicou que a solenidade surgiu logo no primeiro mandato dela, há oito anos. “A ideia era que a gente pudesse trazer diversas mulheres, desde aquela mulher mais simples da comunidade que faz um trabalho de liderança, uma artesã, a manicure, a dona de casa, até a jornalista que tem expressão e que está no jornalismo, a presidente da associação, a médica. Enfim, era conectar várias mulheres e elas entenderem que os papéis são definidos de acordo com o que a gente escolhe fazer e prestar de serviço para a comunidade, e a importância disso está no reconhecimento” disse.

As mulheres homenageadas são professoras, artistas, comunicadoras, ativistas, policiais, recepcionistas, profissionais da saúde, juíza, dentre outras. O LeiaJá também participou do evento com o reconhecimento da editora de Política e apresentadora do programa Gabinete, Thabata Alves, por sua notável experiência na cobertura política, em especial nas entrevistas com figuras relevantes do estado.

Foto: Assessoria de Comunicação

Mulheres debatem sobre a importância da solenidade

A cerimônia foi presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB) e contou na mesa de honra com a presença da secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Ingrid Zanell; e a juíza da 2ª Vara de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ana Veras.

A juíza Ana Veras, que também foi homenageada durante a solenidade, enfatizou a importância deste reconhecimento para as mulheres. “Apesar dos avanços que nós tivemos nas últimas décadas, nós mulheres ainda estamos lutando por direitos básicos, como por exemplo, a igualdade salarial, oportunidades de estarmos em cargos de chefia, de ascendermos nas carreiras. Essa homenagem também é importante para que a gente inspire meninas, crianças e adolescentes, a estudarem, a se dedicarem, a alcançarem e saberem que elas podem chegar em qualquer lugar, porque o lugar de mulher é onde ela quer estar e ela pode estar e chegar”, disse.

A vereadora Ana Lúcia ainda destacou, a necessidade de cerimônias que valorizem as mulheres. “A gente vai continuar precisando por muito tempo (de cerimônias como esta) porque há um processo de negação de que nós mulheres precisamos desse reconhecimento. Há um processo de dizer o seguinte: ‘As mulheres já alcançaram tudo’, não. A gente ainda tem uma longa história pela frente, a gente ainda tem muitas lutas para fazer e reconhecimento nunca é demais”, frisou.

Foto: assessoria de comunicação

Mulheres que inspiram recebem girassóis

As 37 mulheres receberam certificados honoríficos e girassóis, uma escolha inusitada, mas que segundo a vereadora Ana Lúcia, não foi por acaso. “A simbologia dessa solene em ter aqui um girassol é porque os girassóis têm uma característica muito especial: eles olham o tempo inteiro para a luz e essa é uma característica nossa. Todas nós mulheres, mesmo naqueles dias mais trevosos e escuros das nossas vidas, a gente sempre olha para onde vem a luz. A luz nos retroalimenta para a gente continuar em pé e continuar lutando e caminhando”, observou.

A reunião contou com uma apresentação da cantora Thayzinha em parceria com a banda “Capitão Zuzinha” da Polícia Militar de Pernambuco. “Estou muito feliz em ter sido escolhida para fazer parte de um momento que homenageia as mulheres que inspiram. Eu me sinto muito honrada em saber que a minha história como cantora e minha trajetória também é uma inspiração para outras mulheres. Eu fico muito feliz em fazer parte deste momento. Ser mulher não é fácil e ter um momento desses, que de fato vai homenagear e vai prestigiar as mulheres, é importantíssimo”, celebrou a cantora de 29 anos.

Foto: assessoria de comunicação