Em Vicência, na Mata Norte, governadora Raquel Lyra anuncia habitacional para famílias que tiveram residências afetadas por enchentes em 2022

Famílias devem receber as novas casas do Governo de Pernambuco em até quatro meses

Em Vicência, na Mata Norte, governadora Raquel Lyra anuncia habitacional para famílias que tiveram residências afetadas por enchentes em 2022

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou, na última sexta-feira (7), a ordem de serviço para as obras de um projeto habitacional no município de Vicência, na Mata Norte. A ação faz parte do programa Morar Bem Pernambuco, e deve beneficiar famílias que tiveram as suas casas afetadas pelo temporal que atingiu a cidade no ano de 2022. A promessa é de entregar o habitacional em até quatro meses.

“A assinatura desta ordem de serviço se soma a uma série de investimentos que nós temos feito aqui na Zona da Mata Norte para permitir que a população desta terra possa ser mais feliz no seu chão. Hoje chegamos para dar boas novas, são 12 casas novinhas que estão serão construídas e o nosso compromisso é que daqui a quatro meses a gente possa entregar essa obra”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A licitação do projeto foi feita por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e prevê a construção de 12 casas em um terreno cedido pelo município na região de Chã dos Mandados. Além das unidades habitacionais, o local será beneficiado com a implantação de infraestrutura básica, área de lazer com equipamentos urbanos e paisagismo, para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos moradores.

“Serão beneficiadas 12 famílias que desde 2022 recebem auxílio-moradia e esperam por uma casa. O Governo do Estado tomou a dianteira, fizemos a licitação e agora estamos aqui dando esta boa notícia à população de Vicência”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

A vencedora da licitação foi a empresa Converge Serviços de Engenharia, que trouxe um sistema de construção baseado em painéis de concreto leve e modular. Esse sistema oferece vantagens como rapidez na execução, eficiência térmica e acústica, além de garantir a durabilidade e a sustentabilidade da edificação. 

Prefeito de Vicência avalia benefício

Segundo o prefeito de Vicência, Eder Waltter, as construções são um passo importante para quem precisa de moradia digna. “Ao analisarmos o projeto já sentimos a diferença, o cuidado com o povo do governo de Raquel. Não é simplesmente fazer uma casa, é uma casa em que já vem tudo organizado, que tem o seu terraço, o seu jardim, praça, calçamento, até a colocação de árvores foi pensada para ‘mudar a cara’ da região”, disse. 

Também presente na cerimônia, o deputado estadual Antônio Moraes (PP) ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos pelo Executivo na Mata Norte do Estado. “Com o apoio da gestão estadual, hoje nós temos calçamento, posto de saúde, escola, construção de casas populares. Estamos entregando à população de Vicência a realização de um sonho”, afirmou o deputado.

A previsão é de que essas 12 famílias, cerca de 48 pessoas, estejam com as chaves das suas residências em até quatro meses, que é o prazo previsto para a conclusão das obras. O grupo perdeu tudo o que possuía durante a enchente de 2022 e desde então recebe auxílio-moradia do município.

Estavam também presentes no ato o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, além de outras lideranças políticas da região. 

Minha Casa, Minha Vida

Após a assinatura da ordem de serviço, a governadora Raquel Lyra anunciou que o Governo de Pernambuco garantiu a seleção de 13 territórios do Estado no Minha Casa, Minha Vida – Sub 50, voltado para cidades com menos de 50 mil habitantes. Uma das cidades contempladas foi a própria Vicência, que receberá um investimento de R$ 6,5 milhões para a construção de 50 novas unidades habitacionais, com assinatura do contrato prevista para o mês de abril. 

Além de Vicência, estão na lista Cortês, Catende, Iguaracy, Timbaúba, Tabira, Bonito, Lajedo, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Ipubi, Água Preta e Fernando de Noronha. O investimento nestes 12 territórios somam R$ 70,8 milhões, verba suficiente para construir 545 unidades habitacionais. O desenvolvimento de todos esses projetos e suas respectivas licitações ficarão sob a responsabilidade das equipes técnicas da Seduh e da Cehab.

Quer fazer alguma denúncia? Sugerir uma matéria ou até mandar críticas e elogios? Fala com a gente no Whatsapp. É só clicar aqui e mandar teu recado.