Qual a função do 1º Secretário da Alepe?

A disputa pela titularidade da Primeira-Secretaria da Alepe evidenciou a importância da atuação legislativa e administrativa do cargo

Qual a função do 1º Secretário da Alepe?

O deputado Francismar Pontes foi eleito 1º Secretário da Alepe e vai compor a mesa-diretora sob a Presidência de Álvaro Porto. (Foto: Roberta Guimarães/Alepe)

Única votação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com direito a bate-chapa, a disputa pela titularidade da Primeira-Secretaria evidenciou a importância do cargo. Nessa segunda (2), os deputados escolheram Francismar Pontes (PSB) para ocupar a função na mesa-diretora no biênio 2025-2026.

LeiaJá também: Álvaro Porto é reeleito presidente da Alepe

Abaixo do Presidente e dos dois vice-presidentes no organograma interno, o 1º Secretário é quem administra os recursos da Alepe para garantir seu bom funcionamento. Ele fica responsável por ordenar as despesas e por toda a gestão de serviços administrativos, seja na assinatura de contratos, reformas e pagamento de funcionários.

Em resumo, a grande atribuição administrativa do 1º Secretário é garantir que o dinheiro do contribuinte seja utilizado de forma eficiente.

Do ponto de vista legislativo, o 1º Secretário da Alepe sofre algumas vedações. Assim como o Presidente, ele não pode participar de Comissões Permanentes (inclusive a de Ética) ou ocupar posições de liderança na assembleia, salvo se for o único representante do partido.

– Confira as principais atribuições do Primeiro Secretário conforme o art. 67 do regimento interno da Alepe

Veja a mesa-diretora da Alepe para o próximo biênio:

Presidente – Álvaro Porto (PSDB)
1° vice – Rodrigo Farias (PSB)
2 ° vice – Aglaison Victor (PSB)
1° Secretário – Francismar Pontes (PSB)
2° Secretário – Claudino Martins Filho (PP)
3° Secretário – Romero Sales Filho (União)
4° Secretário – Coronel Alberto Feitosa (PL)
1° Suplente – Doriel Barros (PT)
2° Suplente – Henrique Queiroz Filho (PP)
3° Suplente – Romero Albuquerque (União)
4° Suplente – Fabrizio Ferraz (SD)
5° Suplente – William Brigido (Republicanos)
6° Suplente – Joãozinho Tenório (PRD)
7° Suplente – Socorro Pimentel (União)