Novos ‘nepobabies’ ocupam a Câmara Municipal do Recife
Com 37 assentos para 2025, a Câmara Municipal do Recife tem 26 vereadores eleitos que vêm de famílias políticas
outubro 9, 2024 - 9:17 am
Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
A Câmara Municipal do Recife terá 37 assentos para 2025, e elegeu, no pleito do último domingo (6), ao menos 12 vereadores que vêm de famílias políticas. Os chamados “nepobabies” vêm de outros municípios do estado, ou até mesmo de diferentes partes da cidade. Veja quem são os novos eleitos, que se juntam aos veteranos que conquistaram mais um mandato.
Dos novos eleitos, ao menos quatro são de berço político, como Gilson Machado Filho (PL), por exemplo. Filho do ex-ministro do Turismo do presidente Bolsonaro, Gilson Machado, Gilson Filho foi o segundo vereador mais votado na capital pernambucana, com 16.095 votos. Seu pai se candidatou à prefeitura do Recife neste pleito, mas que obteve 13,9% dos votos. Nas vésperas das eleições, Gilson pai publicou um vídeo nas redes sociais conversando com Jair Bolsonaro, ao lado de seu filho, que pediu verba para sua campanha.
A lista segue ainda com Eduardo Mota (PSB), eleito com 11.786 votos. O novo vereador é filho do ex-deputado estadual Nilton Mota, que foi secretário de Educação do governo Eduardo Campos. Eduardo Mota também tem boa relação com o prefeito João Campos, e já chegou a ocupar cargo comissionado na prefeitura.
Outros dois vereadores vão estrear na Câmara Municipal, que são de famílias políticas: Flavia de Nadegi (PV), e Alef Collins (PP), que tiveram 11.278 e 7.131 votos, respectivamente. Flavia é filha da prefeita de Camaragibe, no Grande Recife, e irmã do deputado estadual João de Nadegi (PV). Já Alef é filho da ex-vereadora e deputada federal Michelle Collins (PP) com o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP). Ele foi eleito com o mesmo número de urna do pai, quando se candidatou à Câmara.
Câmara elege 12 vereadores de famílias políticas
Além dos novos eleitos, outros oito vereadores que conseguiram renovar seus cargos legislativos na cidade vêm de laços políticos. Desses, quatro são do PSB, que dão uma larga vantagem para o partido da situação municipal: Andreza Romero, Natália de Menudo, Eriberto Rafael e Felipe Francismar. Com exceção de Andreza, que é esposa do deputado estadual Romero Albuquerque, os demais são filhos de parlamentares.
Seguindo a lista, Marco Aurélio Filho (PV) tem como pai um ex-vereador e ex-deputado estadual. Fred Ferreira, o segundo mais votado do PL na Câmara, mas não vem de sangue sua linhagem política. Ele é genro do ex-deputado estadual Manoel Ferreira (PL), e cunhado do deputado estadual Anderson Ferreira, e do deputado federal André Ferreira, ambos do PL também.
Para completar a lista, Alcides Teixeira Neto vai para seu terceiro mandato, além de ser presidente municipal do Avante. Ele é neto do ex-deputado estadual Alcides Teixeira e do ex-vereador Edson de Oliveira. Por fim, Rodrigo Coutinho (Republicanos), filho do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), e neto do ex-deputado federal José Mendonça, que foi do DEM.
Veja todos os eleitos com berço político:
Demais vereadores eleitos
O número de vereadores eleitos e reeleitos vindos de famílias políticas, somados, é um terço da Câmara Municipal do Recife. Dos demais 25 parlamentares, no entanto, apenas seis vão exercer primeiro mandato sem ligação familiar com outra pessoa da política, menos da metade do outro grupo. Os 19 restantes vão para um novo mandato consecutivo.