Grande Recife Consórcio terá transporte gratuito no domingo das eleições

De acordo com o Grande Recife, apenas duas linhas continuarão com tarifa

Grande Recife Consórcio terá transporte gratuito no domingo das eleições

Foto: Júlio Gomes/Arquivo/LeiaJá

O Grande Recife Consórcio, que opera as linhas de ônibus na Região Metropolitana, informou, nesta sexta-feira (4), que o transporte será gratuito no próximo domingo (6), dia do primeiro turno das eleições. A tarifa zero passa a valer a partir das 7h30, até às 17h30. O Consórcio também assegurou que haverá um esquema especial, com reforço de 386 veículos nas frotas. “Juntos, farão 13.197 viagens ao longo do dia”, afirma a empresa.

Por meio de nota, o Consórcio informou ainda que duas linhas continuarão com tarifa. “Os serviços opcional e os complementares 001 – Ponte do Carvalhos/Prazeres/Barra de Jangada e 418 – Tiuma/Camaragibe continuarão sendo tarifados”, diz.

A medida segue a solicitação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), para garantir transporte gratuito nas linhas. A ideia é assegurar o pleno exercício do voto a todos os eleitores no Grande Recife.

De acordo com o ofício, assinado pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, a gratuidade do transporte público já tem aprovação em 21 capitais.

O transporte gratuito no dia da votação é prevista na Resolução do TSE nº 23.736, que dispõe sobre os atos gerais das eleições. O texto, no entanto, garante que a medida não infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O uso de disponibilidade orçamentária dos entes federados para o custeio de transporte público coletivo no dia das eleições (…) não configura descumprimento de metas de resultados fiscais, criação ou expansão de despesas e concessão dos subsídios”, diz a resolução.

CBTU garante metrô gratuito

A Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU) também confirmou que no domingo (6), o transporte metroviário será gratuito em todas as linhas da RMR. Por meio de nota, a empresa afirma que cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). “Cumprindo a determinação do STF que concedeu gratuidade em transportes públicos em todas as capitais do país”, diz a nota, por fim.