Folha/Ipespe: Mano Medeiros pontua 40% e sobe expectativas para decisão no primeiro turno
Prefeito e candidato à reeleição mantém favoritismo e se distancia dos adversários; Clarissa Tércio e Elias Gomes empatam no segundo lugar, com 18%
outubro 1, 2024 - 11:02 am
Foto: Reprodução/Instagram
O prefeito e candidato à reeleição Mano Medeiros (PL) segue liderando a corrida eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, de acordo com a pesquisa Folha/Ipespe desta terça-feira (1º). Na nova rodada, Medeiros subiu 2 pontos percentuais e marcou 40% das intenções de voto. A posição de vantagem deixa o candidato mais distante dos demais adversários e aumenta a expectativa para uma possível decisão em primeiro turno. Em segundo lugar, surgem Elias Gomes (PT) e Clarissa Tércio (PP), com 18%.
A pontuação de Mano Medeiros não é suficiente para levá-lo ao segundo turno. No entanto, considerando os votos nulos e em branco, o gestor encosta nos 49%, o que é quase metade dos votos válidos.
“Os números da pesquisa indicam segundo turno, mas considerando os limites das margens de erro, é plausível a possibilidade do prefeito Mano Medeiros se reeleger no primeiro turno”, explicou a diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro.
Demais resultados
Ainda na pesquisa estimulada, o candidato Daniel Alves (Avante) permaneceu com 6%. Ele não oscilou em relação à rodada anterior, na qual obteve a mesma pontuação. Nulos e brancos agora são 10%, mas eram 11% na pesquisa anterior. Indecisos eram 7% e agora são 8%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea – em que não se apresenta os nomes dos candidatos e o eleitor sugere o nome por conta própria –, Mano Medeiros saltou de 23% na primeira rodada para 31% nesta. Clarissa, de 6% para 11%; e Elias caiu de 12% para 10%. Já Daniel subiu de 2% para 3%. O percentual de ninguém/branco/nulo é de 10%, o mesmo da pesquisa anterior. Já o de não sabe/não respondeu caiu de 47% para 37%.
Rejeição
Este índice corresponde às respostas de “não votaria de jeito nenhum”. Elias Gomes aparece em primeiro lugar, com 55% (antes eram 49%), seguido por Daniel, com 53% (eram 47%) e Clarissa, com 50% (46% na primeira rodada). Mano é o menos rejeitado, com 37% (34% antes).