Dani Portela assina carta-compromisso por educação de qualidade
O documento faz parte de campanha nacional e reúne cerca de 40 tratados voltados para solucionar diferentes demandas educacionais
outubro 1, 2024 - 3:35 pm
A candidata Dani Portela. Foto: João Penna
Nesta segunda-feira (30), a candidata a Prefeitura do Recife Dani Portela (Psol) assinou, no seu cômite no bairro de Santo Amaro, na área central da capital, uma carta-compromisso dedicada à promoção da educação de qualidade.
O documento faz parte da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e reúne cerca de 40 tratados voltados para solucionar diferentes demandas educacionais. Entre elas, o ensino integral, a educação inclusiva e a gestão democrática. A carta ainda conta com detalhamento das especificidades de cada etapa e modalidade da educação, além de políticas educacionais complementares e até mesmo compromissos internacionais.
Durante o evento, Dani Portela fez críticas sobre a falta de compromisso da gestão atual em garantir uma educação pública de qualidade para todos. “As escolas sofrem com problemas graves de infraestrutura. Os profissionais são insuficientes e os que existem não são valorizados”, disse a candidata.
Nesse sentido, Portela destaca sua experiência como professora para colocar a educação em suas pautas prioritárias de governo. Em suas propostas, promete reestruturar a carreira de professor, efetivar a obrigatoriedade de psicólogos nas escolas e incluir debates sobre machismo, racismo e LGBTfobia nas salas de aula.
“Queremos ampliar o número de vagas em creches e na pré-escola até universalizar toda a educação infantil. Nosso objetivo é atender toda a demanda da rede municipal, incluindo promover a nomeação dos profissionais no cadastro de reserva do último concurso para professores. E, caso necessário, realizaremos novo concurso até suprirmos todos os cargos vagos”, diz.