Avião de Lula apresenta problema técnico após decolagem, diz FAB

De acordo com a FAB, foram realizados os procedimentos de segurança para resolver o problema apresentado pela aeronave VC-1

Avião de Lula apresenta problema técnico após decolagem, diz FAB

avião presidencial transportava Lula no momento que apresentou falha técnica Foto: Ricardo Stuckert / PR

O avião presidencial brasileiro, que transportava Lula (PT), apresentou um problema técnico nesta terça-feira (1º) após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México com destino ao Brasil.

De acordo com a nota da Força Aérea Brasileira (FAB) à imprensa, foram realizados os procedimentos de segurança para resolver o problema apresentado pela aeronave VC-1. A aeronave está voando com o presidente e a comitiva dele a bordo, para queimar combustível e retornar ao aeroporto, e na sequência, trocar de avião e retornar ao Brasil.

O presidente retornava do México após uma série de agendas políticas iniciadas na segunda-feira (30). O principal compromisso do presidente foi a posse da primeira mulher eleita para a presidência do país, Cláudia Sheinbaum, que ocorreu na manhã de terça-feira.

Confira a nota sobre o incidente com o avião presidencial na íntegra:

Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).

Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.

Atenciosamente,

Ten Brig Ar

MARCELO KANITZ DAMASCENO
Comandante da Aeronáutica