Audiência na Câmara vai ouvir secretário Exonerado por compra suspeita de arroz

Neri Geller será ouvido pela Frente Parlamentar da Agropecuária na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

Audiência na Câmara vai ouvir secretário Exonerado por compra suspeita de arroz

Audiência ouvirá secretário exonerado, Neri Geller Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, dia 18 de junho, às 10h15, uma audiência pública. A sessão foi proposta pelos deputados federais Tião Medeiros (Progressistas PR-CE) e Coronel Meira (PL-PE).

Na ocasião, serão debatidos os impactos sobre o agronegócio da iniciativa do Governo Federal de comprar um milhão de toneladas de arroz importado. A decisão ocorreu sob o argumento de evitar a escassez do grão no País, por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, e garantir o abastecimento interno regular.

Audiência

Na ocasião, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reunirá, excepcionalmente na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR) onde participarão da audiência pública para debater a necessidade de importação de arroz juntamente com o ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), Neri Geller.

O setor arrozeiro critica a medida, pois a safra local, apesar das perdas com a crise climática, seria suficiente para atender à demanda interna. A importação de arroz subsidiado pelo Governo Federal desestimula a produção local e prejudica as próximas safras.

Ainda estarão presentes representantes da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra); da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul); e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

MPs

Por meio de medidas provisórias, o Governo Federal destinou R$ 7 bilhões para importar arroz. No dia 6 de junho, a Conab realizou um leilão para a compra de 263 mil toneladas. O certame foi cancelado no dia 11, após a divulgação na mídia de falhas técnicas e da suspeita de favorecimento.

*Da assessoria