Governo demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras
Engenheira Magda Chambriard, que foi presidente da Agência Nacional de Petróleo no governo de Dilma Rousseff (PT), deverá assumir a presidência da petroleira
maio 15, 2024 - 9:25 am

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu demitir, nessa terça-feira (14), o senador Jean Paul Prates (PT-RN) da presidência da Petrobras. A informação da exoneração de Prates foi publicada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, e posteriormente confirmada pela equipe do ex-executivo. A engenheira Magda Chambriard, que foi presidente da Agência Nacional de Petróleo no governo de Dilma Rousseff (PT), deverá assumir a presidência da petroleira.
Jean Paul Prates esteve à frente da Petrobras desde o início da gestão de Lula, em janeiro de 2023. Em nota, a Petrobras disse que recebeu de Prates “solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como presidente da Petrobras de forma negociada”.
Além disso, Prates também manifestou interesse em renunciar seu cargo administrativo, posteriormente. Ele “informou que, se uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras”, diz o comunicado.
Entraves com ministro
A exoneração ocorre quase um mês após rumores sobre a demissão de Prates. Integrantes do governo teriam um problema com a distribuição de dividendos extraordinários referentes ao exercício de 2023. À época, sondaram o nome do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, para assumir o comando da petroleira.
Em março, ao divulgar que teve lucro de R$ 124,6 bilhões em 2023, a Petrobras informou que o conselho de administração aprovou a distribuição de R$ 14,2 bilhões em dividendos. A decisão repercutiu negativamente no mercado financeiro e expôs entraves entre o presidente e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Quem é Magda Chambriard
Magda Chambriard, 66 anos, tem formação em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é mestre em engenharia química. Ela também tem especializações em engenharia de reservatórios e avaliação de formações, além de produção de petróleo e gás. A engenheira começou a trabalhar na Petrobras em 1980, atuando na área de produção por mais de 20 anos. Desde 2021, Magda atua na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.