Ministro Paulo Teixeira afirma que Lira terá prerrogativa para indicar sucessor de primo no Incra de Alagoas

Novo superintendente regional do Incra de Alagoas vai substituir Wilson César, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Ministro Paulo Teixeira afirma que Lira terá prerrogativa para indicar sucessor de primo no Incra de Alagoas

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado Arthur Lira (PP-AL), poderá indicar o próximo nome que vai chefiar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas. O ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira confirmou a informação, nesta terça-feira (16), em entrevista ao portal UOL. O atual superintendente do órgão, no entanto, é primo do parlamentar.

Wilson César dos Santos Lira ocupa o cargo desde 2017, ainda no governo Temer. Ele passou ainda por todo o governo Bolsonaro e o primeiro ano do governo Lula. No entanto, a relação dele com as organizações que pedem pela reforma agrária não melhorou com o passar dos anos. “O que a gente pediu é um perfil que possa dialogar com a agricultura familiar e com os assentamentos”, disse Teixeira na entrevista.

Desde o ano passado os conflitos entre César Lira e os movimentos pela reforma agrária se agravaram, a ponto que o ministro conversou com o presidente da Câmara dos Deputados sobre a substituição de seu primo. Teixeira teve a confirmação que ele iria ser pré-candidato nas eleições de 2024, e que pediria demissão do Incra no início de abril. Contudo, abril chegou e ele não saiu do cargo devido a uma mudança de direcionamento do partido. “Essa litigiosidade dos movimentos está em um nível insuportável”, afirmou o ministro.

“Então, eu liguei para o presidente Arthur e falei: ‘Presidente, vamos trocar o César Lira porque não tem mais convivência entre ele e esses movimentos'”, concluiu.