Lula vai sancionar no Recife o Sistema Nacional de Cultura
O presidente também terá agendas nos municípios de Arcoverde e Goiana
abril 2, 2024 - 5:31 pm

Lula e João Campos Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula (PT) vai sancionar, às 19h, o projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Cultura na próxima quinta-feira (4), no Recife, ao lado do prefeito da cidade, João Campos (PSB). O presidente que faz nova rodada de agendas em Pernambuco, também estará nos municípios de Arcoverde, Goiana e Recife. A comitiva presidencial, entretanto, inclui os senadores petistas Teresa Leitão e o senador Humberto Costa.
A sanção do PL sobre o Sistema Nacional de Cultura ocorre no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Aprovado em 6 de março no Plenário do Senado, PL estabelece, sobretudo, garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas.
Senadores pernambucanos
Foto: Ricardo Stuckert/PR

De autoria do deputado Chico D’Angelo (PT/RJ), na Comissão de Educação e Cultura do Senado o projeto teve a relatoria do senador Humberto Costa. A matéria foi remetido ao Plenário em regime de urgência requerido pela senadora Teresa Leitão.
A senadora lembra que a aprovação e sanção do projeto foi muito esperada pelo setor cultural. De acordo com ela, “traz um expressivo avanço no tocante ao fomento cultural, à universalização do acesso aos recursos e às políticas que incentivam o meio cultural em todas as suas manifestações”.
Teresa Leitão lembrou que, no Teatro do Parque, Lula se comprometeu em 2022 a atuar no sentido de garantir acesso a recursos para a classe. “A sanção desse projeto será o meio adequado para abrir oportunidade para quem precisa de apoio para desenvolver e viver da sua arte”, conclui.
ARCOVERDE E GOIANA
A primeira cerimônia com a participação do presidente Lula e comitiva, porém, está prevista para acontecer às 10h – inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta, no distrito de Ipojuca, em Arcoverde. O trecho integra a Adutora do Agreste, um projeto estratégico para garantir o fornecimento de água em áreas do Agreste pernambucano.
Em seguida, a comitiva segue para Goiana. O compromisso no município da Mata Norte é a inauguração da fábrica de medicamentos Hemo 8r Fator VIII Recombinante, da Hemobrás. A princípio, a previsão é de que o evento ocorra às 15h. Por fim, a comitiva viaja para a capital pernambucana, para a cerimônia de sanção do Sistema Nacional de Cultura.
*Da assessoria
LeiaJá Também:
Sem “rancor”, Marília Arraes declara apoio do Solidariedade à reeleição de João Campos