Comissão de Segurança da Alepe convoca audiência para tratar da crise no Estado  

Comissão de Segurança Pública da Alepe promoverá audiência pública para debater a crise da segurança pública em Pernambuco na próxima quarta-feira (3), a partir das 9h,

Comissão de Segurança da Alepe convoca audiência para tratar da crise no Estado  

Policiais militares FOTO: Priscilla Buhr/AMCS

A Comissão de Segurança Pública da Alepe promoverá audiência pública para debater a crise da segurança pública em Pernambuco na próxima quarta-feira (3), a partir das 9h, no auditório Sérgio Guerra, da Alepe. O encontro foi solicitado pela deputada Delegada Gleide Ângelo, que e membro titular da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe.

A parlamentar destaca que, de acordo com dados divulgados pelo Monitor da Violência, Pernambuco teve a segunda maior taxa de assassinatos por 100mil habitantes de todo país — concentrando o maior índice no nordeste.

A audiência, entretanto, contará com a participação de representantes das SDS, Administração e Ressocialização, além de organizações como o Sinpol, ADEPPE, bem como a ASPPAPE. Além disso, integrantes do União dos Escrivães de Polícia Civil de Pernambuco, ACS e Associação de Polícia Científica do Estado de Pernambuco marcarão presença. Por fim, a sociedade civil organizada, através do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto Sou da Paz também estarão presentes.

Criminalidade

“A criminalidade está sem freios aqui em Pernambuco. A bandidagem matou um bebê de nove meses, em Itamaracá. Também matou uma criança de 10 anos e deixou outra que, com apenas sete anos, está com risco de ficar paraplégica. A bandidagem atirou em outra criança de três anos. É isso que a criminalidade está fazendo em nosso estado e, se você não tiver investigação, como é que vai prender?”, destacou a parlamentar fazendo alusão aos crimes violentos ocorridos em Itamaracá, onde crianças foram vítimas intencionais das disputas por pontos de tráfico de drogas na área.

Ampliação do efetivo

Gleide ainda mencionou o concurso da polícias, porém, destacou a necessidade de contratação de pessoal para atuar na segurança pública. “Já estive inúmeras vezes na tribuna para dizer que é preciso investimento nas forças policiais. Houve as provas do concurso das polícias e o executivo anunciou um aumento do número de vagas a serem chamadas. Mas é preciso dizer que ainda é pouco, afinal, já estava aprovado na Secretaria de Administração desde o ano passado 1.200 novas vagas’.

A deputada atenta, porém, sobre a nomeação dos 864 aprovados que já terminaram o curso de formação. “Já fiz uma emenda de 80 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, relocando valores para a nomeação de todos os aprovados”, continuou.

Juntos Pela Segurança

Por fim, a audiência também discutirá a falta de planejamento e efetividade do programa Juntos Pela Segurança. De acordo com Gleide, desde o lançamento, o Programa ainda não apresentou resultados convincentes na redução da criminalidade .“Vamos chamar as pessoas que entendem de segurança e fazer essa audiência pública. Que a gente traga pessoas especializadas. Não faço esse apelo como oposição (política), porque não existe oposição ao povo de Pernambuco”, concluiu.

*Da assessoria

LeiaJá Também:

“Golpista”: grupo protesta em frente à casa de Clarissa Tércio