Marina Silva lança Túlio Gadêlha pré-candidato a prefeito do Recife

O pré-candidato pela Rede Túlio Gadelha chegou ao evento acompanhado da ministra do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marina Silva

Marina Silva lança Túlio Gadêlha pré-candidato a prefeito do Recife

Ministra Marina Silva e deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE), pré-candidato a prefeito do Recife. Foto: Rachel Andrade/LeiaJá

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) é o mais novo pré-candidato à Prefeitura do Recife. O evento de sua pré-candidatura, neste sábado (2), contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marina Silva. 

Para a presidente e porta-voz do partido em Pernambuco, Débora Morais, a pré-candidatura de Túlio Gadêlha é motivo de comemoração e de mudança no cenário político da cidade do Recife. “Túlio é uma das nossas lideranças, é um parlamentar que tem uma das maiores avaliações, não só no Nordeste. E pra gente é um título de muito orgulho e é uma pessoa que hoje vem fazendo uma defesa não só da pauta ambiental, mas uma pauta coletiva pro bem da nação. Então, a gente vê toda a preparação, não só como parlamentar, mas ele também tem o perfil do gestor”, afirmou.  

Galeria

Agora, a federação Rede e Psol tem dois pré-candidatos, Túlio Gadêlha e Dani Portela (Psol). Apesar do impasse, Morais afirma que as decisões individuais dos partidos não causam desconforto nem atrito na federação. “Nossa relação é muito harmoniosa, Psol e Rede. Como da mesma forma a relação é harmoniosa, de amigos, de parceiros, entre Túlio e Dani. Então a gente entende literalmente essa independência de ambos os partidos no sentido de propor os nomes”, disse. 

Ainda sobre as duas pré-candidaturas, a ministra Marina Silva comentou, em seu discurso que os movimentos e decisões de cada partido fazem parte do jogo democrático. “Cada federação tem o direito de colocar sua candidatura. E isso é muito bom, porque uma das características da democracia é a alternância de poder. E o bom da alternância de poder é que quem decide é o povo”, declarou. 

Pré-candidato com apoio declarado de outros partidos

Considerados convidados de honra, os deputados estaduais João Paulo e Rosa Amorim, ambos do PT, estiveram presentes no evento. A parlamentar falou em tom de conciliação, demonstrando apoio à pré-candidatura do deputado federal. “Estamos do lado de Lula, estamos do lado da democracia”, afirmou.  

Para o ex-prefeito do Recife, o redista representa um contraponto para reverter a situação atual da cidade. “Governar uma cidade é, acima de tudo, um compromisso. Tudo bem que nevou, mas choveu muito no inverno passado. De onde é que morreram 50 pessoas na área do Recife? Morreram na periferia, pobres e pretos”, afirmou João Paulo, em crítica ao atual prefeito da cidade, João Campos (PSB). 

Outros partidos também demonstraram apoio em presença, como Psol, PDT, PMN e Podemos. Este último enviou um vídeo da deputada federal e presidente nacional do partido, Renata Abreu. 

Presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, envia vídeo de apoio. Imagens: Rachel Andrade/LeiaJá

Para o pré-candidato, o apoio partidário é importante para consolidar seu espaço na disputa eleitoral. “Simboliza muito pra gente, porque a gente quer construir uma frente ampla nesse campo do presidente Lula. Naturalmente haverá outras frentes que estão se colocando, mas esse é um processo de amadurecimento”, afirmou o deputado federal.