Alepe reelege Álvaro Porto para o segundo biênio da Casa

Mudança do regimento interno, aprovada na semana passada, permite antecipar a escolha da próxima formação da mesa diretora da Casa

Alepe reelege Álvaro Porto para o segundo biênio da Casa

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) votou, nesta terça-feira (14), a formação da mesa diretora da Casa para o biênio 2025/26, adiantando em mais de um ano a escolha dos parlamentares a ocupar os cargos de presidência, vices, secretários e suplentes. O deputado Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito ao cargo de presidente da Casa legislativa com a maioria dos votos, juntamente com Francismar Pontes (PSB) como 1º vice-presidente e Fabrizio Ferraz (Solidariedade) como 2º vice-presidente. 

A mudança foi aprovada na semana passada por meio de um projeto de emenda constitucional (PEC), de autoria do deputado Diogo Moraes (PSB), e da alteração do regimento interno, escrito e proposto por João de Nadegi (PV).

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Chapa consensual quase sem concorrência entre os cargos 

Os acordos entre os parlamentares já haviam sido realizados previamente. Aglailson Vitor (PSB), impedido de se recandidatar à 1ª vice-presidência, deixou o cargo para Francismar Pontes, que é o atual 2º vice. A posição, por sua vez, foi almejada por Diogo Moraes e Fabrizio Ferraz, votação que foi levada para o segundo turno, por nenhum dos dois ter obtido maioria absoluta dos votos de primeira. 

Fabrizio Ferraz foi eleito 2º vice-presidente com 25 votos contra 19 para Diogo Moraes, e um nulo.

Fabrizio Ferraz (Solidariedade) eleito 2º vice-presidente. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

Na votação do segundo turno, o deputado Antônio Moraes (PP), presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, foi o único que não retornou. O parlamentar já havia demonstrado descontentamento com a aprovação da mudança do regimento interno, permitindo a eleição da mesa diretora ainda em 2023. 

Além de Moraes, Lula Cabral (Solidariedade) não compareceu à votação. Os deputados Rodrigo Farias (PSB) e Simone Santana (PSB) estão de licença. A eleição contou com a participação de 46 parlamentares no primeiro turno e 45 no segundo.

Apuração e contagem dos votos. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

As mudanças significativas se deram mais entre os cargos de secretários e suplentes. A partir de 1º de fevereiro de 2025, Claudiano Martins Filho (PP), Romero Sales Filho (União) e Coronel Alberto Feitosa (PL) assumem, respectivamente as posições de 2º, 3º e 4º secretários. Gustavo Gouveia (Solidariedade) foi reeleito 1º secretário. 

Já as suplências serão ocupadas por Doriel Barros (PT), Henrique Queiroz Filho (PP), Pastor Cleiton Collins (PP), Joel da Harpa (PL), William Brígido (Republicanos), Joãozinho Tenório (Patriota) e Romero Albuquerque (União). 

Confira a formação da mesa diretora para o biênio 2025/26: 

Presidente: Álvaro Porto (PSDB) 

1º vice-presidente: Francismar Pontes (PSB) 

2º vice-presidente: Fabrizio Ferraz (Solidariedade) 

1º secretário: Gustavo Gouveia (Solidariedade) 

2º secretário: Claudiano Martins Filho (PP) 

3º secretário: Romero Sales Filho (União) 

4º secretário: Coronel Alberto Feitosa (PL) 

1º suplente: Doriel Barros (PT) 

2º suplente: Henrique Queiroz Filho (PP) 

3º suplente: Pastor Cleiton Collins (PP) 

4º suplente: Joel da Harpa (PL) 

5º suplente: William Brígido (Republicanos) 

6º suplente: Joãozinho Tenório (Patriota) 

7º suplente: Romero Albuquerque (União)