Recife amanhece repleto de 'santinhos', prática proibida

'Chuva' de artigos eleitorais coloriu as ruas do Centro à Zona Norte

por Vitória Silva dom, 02/10/2022 - 07:54
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Ruas do Recife amanheceram com santinhos espalhados Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O cenário se repete: chegado o domingo (2) das Eleições 2022, os "santinhos" tomam conta das ruas do Recife. A prática, que é irregular, consiste na soltura de panfletos, adesivos e qualquer artigo de propaganda eleitoral no dia da votação.

Na capital pernambucana, trechos entre a região central a partir de Santo Amaro, até a Zona Norte da cidade, estavam inteiramente sujos com os artigos. Candidatos como Lula da Fonte (deputado federal pelo PP), Ricardo Radiador (deputado estadual pelo Patriota) e Felipe Carreras (deputado federal pelo PSB) foram alguns dos mais vistos na chuva de santinhos.

O descarte irregular de propaganda eleitoral no dia da eleição é proibido pela legislação eleitoral e pode, ainda, configurar crime de boca de urna em alguns casos. É comum que a distribuição seja feita na noite anterior à votação, para que postulantes tenham maior visibilidade entre o eleitorado. Os partidos e candidatos, porém, devem ser responsabilizados pela infração.

Votação

Em Pernambuco, o horário de votação será das 8h às 17h. Exceto em Fernando de Noronha (PE), onde será das 9h às 18h. É preciso estar munido de documento oficial com foto para votar. Celulares são proibidos na cabine de votação, mas aprovados na seção eleitoral, bem como bandeiras, camisas, broches e qualquer manifestação política individual que não limite a expressão de outro eleitor.

COMENTÁRIOS dos leitores