Zema tem 46% e venceria no 1º turno em MG, diz pesquisa

O segundo lugar, Alexandre Kalil (PSD), aparece com 24%, pouco mais da metade do registrado por Zema

sex, 12/08/2022 - 11:40

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (12) mostra que o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem a dianteira para a reeleição, com 46% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que tem 24%.

Carlos Viana (PL) aparece em terceiro lugar, com 6% da preferência. Vanessa Portugal (PSTU) tem 2%. Marcus Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSOL) têm 1% cada.

Nessas condições, Zema venceria o pleito no primeiro turno, uma vez que sua pontuação é superior à soma dos demais (34%).

Para vencer na primeira rodada de votação, o candidato deve ter 50% mais 1 dos votos válidos, isto é, excluindo brancos e nulos e considerando apenas os nomes votados.

Em eventual segundo turno, Zema vence em todos os cenários testados pela pesquisa. Ele supera Kalil, por 55% a 29%, e Viana, por 62% a 18%.

O levantamento mostra ainda que Cleitinho Azevedo (PSC) lidera a disputa pelo Senado no Estado, com 19%, seguido por Alexandre Silveira (PSD), que tem 8%. Sara Avezedo (PSOL) tem 6%; Bruno Miranda (PDT), 5%; e Marcelo Aro (PP), 4%.

O instituto Quaest consultou 2 mil eleitores presencialmente entre os dias 6 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é MG-09990/2022.

COMENTÁRIOS dos leitores