Maioria dos brasileiros confia nas urnas, afirma pesquisa

A segurança do sistema eleitoral brasileiro com a utilização das urnas eletrônicas vem sendo questionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

seg, 05/07/2021 - 13:13
José Cruz/Agência Brasil Urna eletrônica usada nas eleições no Brasil José Cruz/Agência Brasil

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a maioria dos brasileiros confia na eficiência das urnas eletrônicas utilizadas no país. A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto MDA entre os dias 1° e 3 de julho, e entrevistou 2.002 pessoas presencialmente, em 137 municípios de 25 cidades brasileiras.

Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, os dados apontam que 32% dos participantes afirmaram ter “confiança elevada” no sistema eleitoral conduzido pelas urnas, enquanto 30,8% disseram concordar “moderadamente” com os resultados eletrônicos.

Na contracorrente, 15% dos participantes da pesquisa manifestaram insegurança com as urnas e consideraram o nível de confiança “baixo”. Outros 18,7% declararam-se “sem confiança” no sistema eletrônico.

A pesquisa também questionou sobre a proposta que pretende implementar a impressão dos votos nas urnas, como forma de permitir a conferência física em casos de questionamentos.

Para 58% dos entrevistados, a possível impressão do comprovante irá gerar mais confiança no processo eleitoral. Já outros 34,7% posicionaram-se contra a proposta, alegando que o “sistema atual já funciona bem”.

A segurança do sistema eleitoral com a utilização das urnas eletrônicas vem sendo questionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nos últimos dias, ele reforçou a tese e chegou a dizer que só deixaria o cargo de presidente após uma eleição com a possibilidade dos votos também impressos. 

COMENTÁRIOS dos leitores