João Paulo: Bolsonaro caiu em uma fake news com Trump

Parlamentar se referiu a retaliação ao Brasil anunciada governo americano que aumentará tarifas de aço e alumínio

por Francine Nascimento seg, 02/12/2019 - 11:26
Roberto Soares/Alepe Roberto Soares/Alepe

O deputado estadual João Paulo (PCdoB) disse que o presidente Jair Bolsonaro caiu em uma ‘fake news’ ao crer que iria haver reciprocidade entre os dois países com relação política externa. A fala do parlamentar é sobre o aumento anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas tarifas do aço e do alumínio.

“Donald Trump mostrou nesta segunda-feira (2) que Jair Bolsonaro caiu em uma fake news ao acreditar que haveria qualquer tipo de reciprocidade à política externa brasileira conduzida de forma submissa aos interesses dos Estados Unidos”, tuitou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), que elevará as tarifas do aço e do alumínio, cujos produtos são importados do Brasil e da Argentina. O aumento, segundo Trump, é em função da desvalorização da maciça das moedas nos dois países frente ao dólar. 

“Brasil e Argentina têm provocado uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas em todo aço e alumínio enviado para os EUA a partir desses países. O Federal Reserve também deve agir para que os países, dos quais existem muitos, não aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa”, afirmou Donald Trump.

Também via Twitter, o senador Humberto Costa, questionou a aproximação de Jair Bolsonaro com Trump, que não impediu de o governo americano retaliar as tarifas de importações brasileiras. 

"O que o capacho de Trump aqui, Jair Bolsonaro, tem a dizer sobre essas tarifas que os EUA vão retomar contra o Brasil? Cadê aquela "amizade", aquele "I love you", aquela linda relação que Bolsonaro diz ter com o presidente americano?", ironizou.

LeiaJá também

--> Bolsonaro diz que pode falar com Trump sobre tarifa do aço

COMENTÁRIOS dos leitores