Gilmar Mendes diz que Dodge ‘restabeleceu dignidade’ do MP

Ministro também disse que a ex-procuradora-geral deixou um ‘legado de intransigente respeito pela instituições’

Gilmar Mendes diz que Dodge ‘restabeleceu dignidade’ do MP

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes elogiou, nesta quarta-feira (18), a atuação de Raquel Dodge à frente da Procuradoria Geral da República nos últimos dois anos. 

“Com sua integridade ética e primor técnico, Dodge restabeleceu a dignidade do Ministério Público”, enalteceu o magistrado. “A primeira mulher a assumir a PGR deixa um legado de intransigente respeito pelas instituições democráticas”, emendou Mendes.

Raquel Dodge deixou deixou o cargo nessa terça (17). Ela foi a primeira mulher à frente da PGR, mas não foi reconduzida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que optou por não acolher a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e escolheu o subprocurador Augusto Aras para assumir o posto. 

No último dia como procuradora-geral, ela contestou decisões de Bolsonaro ao enviar um parecer pedindo que o STF declare inconstitucional seis decretos do governo que alteraram as regras de porte e posse de armas. 

Além disso, ela também pediu a federalização da investigação sobre quem seria o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), em março de 2018, no Rio de Janeiro.