Vídeo: eleitores não conhecem propostas de seus candidatos

Para o cientista político Pedro Soares, brasileiros não gostam de ler e estão com dificuldades de filtrar as informações expostas pelos meios de comunicação

sex, 05/10/2018 - 09:34

No próximo domingo (7), cerca de 147 milhões de brasileiros irão às ruas para eleger seus representantes nos poderes legislativo e executivo, com destaque para a escolha do novo presidente da república. Com a disputa polarizada entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), o LeiaJá foi às ruas do Recife ouvir os eleitores a respeito dos projetos que mais atraíram seus votos. O cenário encontrado pela reportagem, contudo, foi de eleitores que não conseguem avaliar ou mesmo citar itens dos programas de governo de sua preferência. 

Para o cientista político Pedro Soares, um dos principais fatores que justificam a falta de conhecimento do eleitor brasileiro em seus candidatos é sua dificuldade de filtrar o grande volume de informações ao qual se tem acesso. “Muitas vezes nos sites que a gente frequenta as novas tecnologias terminam direcionando a informação que a gente consome. Em outras ocasiões, a informação é de péssima qualidade de parte desse conteúdo”, comenta. Soares considera que essas são as eleições das notícias falsas. “Existem inclusive candidatos que criam equipes para trabalhar com ‘Fake News’, que mesmo mentirosas são eficientes nas campanhas”, completa. 

Segundo Soares, alguns países já traçam estratégias para combater as ‘Fake News’. “O governo do Chile, por exemplo, incentiva a população a buscar informações em seus sites oficiais”, conclui. 

Confira o vídeo: 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores