Samu de Olinda não tem alvará dos Bombeiros para funcionar, denuncia sindicato
Prefeitura não nega falta de alvará e diz que avalia mudança de endereço
maio 12, 2025 - 5:26 pm

Portão de entrada do Samu de Olinda, aberto 24h. Foto: Reprodução/Google Street View
A sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Olinda, no Grande Recife, vem sendo alvo de denúncias, em relação à estrutura do local. Além do portão de entrada do casarão, que está sem funcionar, permanecendo aberto 24 horas por dia, o endereço não possui alvará do Corpo dos Bombeiros para funcionar como equipamento voltado para a saúde.
De acordo com o relato apresentado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe), a falta de estrutura e segurança preocupa os funcionários do local, que se sentem vulneráveis diariamente. “O portão de acesso está quebrado há meses, então fica aberto o tempo todo. É a única porta de entrada e saúde”, afirmou a representante da categoria, Ludmila Outtes, presidente do Seepe.

As denúncias recebidas pelo sindicato demonstram, desse modo, o cenário de insegurança que vivem funcionários e moradores da localidade. A sede do Samu fica na Rua Felipe Camarão, no bairro do Varadouro, cerca de 1 km de distância da 7ª Delegacia Seccional de Olinda.
Os relatos dão conta que a exposição dos trabalhadores também se dá quando há conflito entre traficantes nos arredores e alguém fica ferido. “[Várias] vezes que teve confronto por lá, a galera baleada entra direto no Samu para pedir socorro, e é isso. Os funcionários [ficam] expostos, sem tem nem um portão para impedir a entrada”, relata Outtes.
“Fora isso, alaga a rua quando chove, e não só quando chove, mas quando sobe a maré, enche de lixo. E com toda essa problemática, o prédio não tem nem alvará do Corpo dos Bombeiros para funcionar. Mas ele continua funcionando, como se nada tivesse acontecido”, destacou.
O que diz a prefeitura sobre a situação do Samu de Olinda
O LeiaJá procurou a Prefeitura de Olinda, que não negou a falta do alvará dos Bombeiros para funcionar.
A gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informou por meio de nota que se reuniu com uma comissão representativa do Samu “para tratar das demandas estruturais da atual sede”. O portão de acesso chegou a ser mencionado no encontro, e a Secretaria avalia “em caráter prioritário”, a mudança de endereço da sede do Samu de Olinda para um novo local, ainda não informado.
Como paliativo, a prefeitura afirmou que solicitou “o reforço da segurança no local” e a “a intensificação das rondas da equipe da Defesa Cidadã”.