PM de folga resgata banhistas vítimas de afogamento na praia de Brasília Teimosa, no Recife
Moradores da comunidade local também participaram do resgate e acionaram as autoridades
maio 12, 2025 - 12:42 pm

Uma ação de solidariedade entre banhistas e frequentadores da praia de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, tornou possível o resgate de duas vítimas de afogamento, na tarde do último domingo (11). Os amigos Esther Almeida e Gustavo Felipe foram arrastados pela correnteza, por volta das 17h, e lançados a um trecho de mar aberto, em um momento em que a maré marcava 1,8m. Um policial militar de folga, que aproveitava a praia junto ao filho, foi um dos responsáveis pelo resgate bem sucedido. No local, não havia equipe do Corpo de Bombeiros em plantão. As vítimas sofreram escoriações leves.
Nas redes sociais, Esther fez um relato do afogamento, após o susto. A jovem disse que é frequentadora da praia, mais especificamente do trecho conhecido como “Buraco da Véia”. No entanto, quando entrou no mar junto ao amigo, não se atentou para a formação de correnteza e nem para a profundidade da água.
“O plano era só dar um mergulho e ir embora. Não deu cinco minutos, quando a gente viu, já estava em mar aberto. Aquela área na praia do Buraco da Véia puxa muito e a gente já sabia disso, mas a gente não se atentou que a maré estava muito cheia e puxando bastante. Se tivéssemos prestado atenção nisso antes, a gente não teria entrado ou teríamos ficado numa parte mais rasa. A gente não conseguia nadar nem para a frente, nem para trás, só boiar”, disse a banhista.
O resgate
Da descida para o banho de mar até a situação de afogamento, o período foi de menos de 10 minutos. Ainda segundo Esther, ela e Gustavo conseguiram ver uma aglomeração acontecendo atrás do paredão (quebra-mar), mas não era possível seguir as orientações da população. Os jovens Thiago, Breno e Gabriel, moradores da comunidade local, ajudaram no resgate de Esther.
“Eu me desesperei. Comecei a gritar por socorro, levantei a mão, engoli muita água. Olhava para Gustavo e ele cada vez mais longe. Olhava para a praia, e ela estava cada vez mais distante”, relatou Esther. A jovem estava a mais de 100m da praia e foi resgatada com cortes e arranhões pelo corpo. Até chegar em terra firme, ela colidiu com as pedras diversas vezes.
Já o resgate de Gustavo aconteceu graças ao tenente Henry Roger, do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). O militar estava caminhando com o filho, na orla de Brasília Teimosa, quando viu os amigos se afogando. Ele se dedicou ao caso de Gustavo, que estava mais distante, a cerca de 300m da costa. Roger deixou o filho sob os cuidados de colegas e entrou no mar para realizar o salvamento.
Vítimas passam bem
Os vídeos do afogamento viralizaram nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que o mar agitado dificultou a ação e que as vítimas foram levadas em direção às pedras ao tentarem aproximação com o quebra-mar. Após o êxito no salvamento, o tenente Roger e os três jovens que participaram do resgate apresentaram cortes e sangramento nas mãos, pés, pernas e costas.
As vítimas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, após receberem atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros. Todos receberam alta por volta das 22h e passam bem.