Em Paulista, prédio-caixão é interditado pela Defesa Civil por afundamento no piso
Edifício já possui histórico de comprometimento estrutural
maio 12, 2025 - 6:19 pm

Foto: Reprodução
A Defesa Civil de Paulista, no Grande Recife, interditou o Edifício Carajás, localizado no bairro do Janga, na manhã da última sexta-feira (09), por volta das 5h30. O prédio foi interditado, após uma vistoria constatar afundamento no piso externo, infiltrações, comprometimento estrutural da caixa d’água e cerâmicas se desprendendo.
De acordo com a Defesa Civil, o prédio tipo “caixão”, com mais de 40 anos de construção, já possui histórico de comprometimento estrutural. Em 2008, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) realizou uma amostragem técnica e, no ano passado (2024), a Defesa Civil esteve no local e concedeu um prazo de 6 meses para execução de reparos, que não foram devidamente realizados.
Segundo a gestão municipal, a vistoria foi solicitada pela síndica do condomínios. Os moradores foram para casas de parentes.
Por medida de prevenção e segurança, o edifício Carajás foi interditado e um parecer técnico detalhado deve ser apresentado ainda essa semana. “Sendo área privada, os moradores poderão procurar seus direitos munidos com o parecer técnico da Defesa Civil. Além disso, a equipe também vistoriou o prédio vizinho, o Edifício Primavera, reforçando a importância dos proprietários realizarem a manutenção periodicamente”, destacou a prefeitura.