Facção espalhada em 11 estados comandava tráfico em Porto de Galinhas

Operação nesta terça (15), com mais de 400 policiais visou cumprir 60 mandados de prisão

Facção espalhada em 11 estados comandava tráfico em Porto de Galinhas

Armas apreendidas da Operação Kéfale, da Ficco, em combate ao tráfico de drogas. Foto: Divulgação/PF

Uma operação policial de combate ao tráfico de drogas cumpre, nesta terça-feira (15), 109 mandados, entre pedidos de prisão e de busca e apreensão, em 11 estados brasileiros. A ação tem como alvo integrantes de organizações criminosas envolvidas em casos de lavagem de dinheiro e homicídios, além de tráfico interestadual de drogas. As atividades do grupo, segundo as investigações, estão centralizadas na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.

Para o cumprimento simultâneo das medidas, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) empenhou cerca de 400 policiais de diferentes forças de segurança. Ao todo, foram 60 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão, cumpridos em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia. Os pedidos têm autoria do Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.

Entre os alvos da Operação Kéfale, estão suspeitos que já integram o sistema carcerário. Dois deles são líderes da organização criminosa, presos em penitenciárias federais.

“As investigações identificaram um esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais. A distribuição se concentrava na região de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, e ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife. As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos estados do País. A cadeia de comando tinha definição e havia atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo”, informou a Ficco.