Facção espalhada em 11 estados comandava tráfico em Porto de Galinhas
Operação nesta terça (15), com mais de 400 policiais visou cumprir 60 mandados de prisão
abril 15, 2025 - 3:13 pm

Armas apreendidas da Operação Kéfale, da Ficco, em combate ao tráfico de drogas. Foto: Divulgação/PF
Uma operação policial de combate ao tráfico de drogas cumpre, nesta terça-feira (15), 109 mandados, entre pedidos de prisão e de busca e apreensão, em 11 estados brasileiros. A ação tem como alvo integrantes de organizações criminosas envolvidas em casos de lavagem de dinheiro e homicídios, além de tráfico interestadual de drogas. As atividades do grupo, segundo as investigações, estão centralizadas na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.
Para o cumprimento simultâneo das medidas, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) empenhou cerca de 400 policiais de diferentes forças de segurança. Ao todo, foram 60 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão, cumpridos em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia. Os pedidos têm autoria do Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.
Entre os alvos da Operação Kéfale, estão suspeitos que já integram o sistema carcerário. Dois deles são líderes da organização criminosa, presos em penitenciárias federais.
“As investigações identificaram um esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais. A distribuição se concentrava na região de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, e ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife. As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos estados do País. A cadeia de comando tinha definição e havia atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo”, informou a Ficco.