Cabo sedia 2° Encontro de Juremeiros e Juremeiras

Evento busca louvar os povos de terreiros, que são os caboclos, mestres/as, e os encantados da Jurema

Cabo sedia 2° Encontro de Juremeiros e Juremeiras

Foto: Divulgação/Ascom

O Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, recebe, neste domingo (30), o 2º Encontro de Juremeiros e Juremeiras, oferecido pela Organização dos Juremeiros de Pernambuco. O evento acontece a partir das 14h, na Praça dos Eucaliptos, no distrito de Ponte dos Carvalhos, e reúne representantes de diversos terreiros do município e da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de cidades de Alagoas e do Sertão pernambucano.

Um dos organizadores do evento é o juremeiro Josemar de Oliveira, que ressalta a importância do Encontro com a finalidade de louvar os povos de terreiros que são os caboclos, mestres/as, e os encantados da Jurema. Além disso, visa cobrar políticas públicas, enfrentar o preconceito, intolerância religiosa e resgatar a importância do mestre Zé Pelintra nascido no Cabo.

“Nosso segundo encontro visa combater a intolerância religiosa e o preconceito racial. Nós queremos envolver todo o estado de Pernambuco, por isso, a gente está trazendo diversas caravanas, porque o Cabo é o berço da Jurema Sagrada. Tendo em vista, que Pelintra abre os cânticos da Jurema, e nasceu e criou-se no Cabo.”, declarou o pai de santo.

O evento é de cunho social e objetiva arrecadar alimentos não perecíveis para as entidades sociais de caridade do Cabo. Às 15h, haverá os cânticos para Exu e pomba gira. Também na ocasião, terá entrega de certificados para pessoas homenageadas.

Já às 17h, ocorre a abertura da Jurema Sagrada para os pretos e pretas velhas, e às 18h acontece a cerimônia para os mestres e mestras com os seus ritos. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura do Cabo, sendo a cerimônia religiosa aberta à toda a população.

Imagens: Divulgação

*Com informações da assessoria.