Recife: protesto na BR-101 cobra moradia popular e políticas públicas
Manifestantes cobram ações para garantir acesso à moradia
março 13, 2025 - 11:24 am

Foto: Reprodução PRF
Na manhã desta quinta-feira (13), um protesto por moradia popular bloqueou parcialmente a BR-101, nas proximidades da Reitoria da UFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. O ato foi organizado pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e pela Organização e Luta dos Movimentos Populares (OLMP) como parte da Jornada Nacional de Luta por Moradia e Políticas Públicas.
Por que o protesto aconteceu?
Os manifestantes reivindicam soluções habitacionais para milhares de famílias em Recife, Olinda, Paulista e Arcoverde. Segundo os organizadores, há negociações pendentes com o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, e a assinatura de um termo de compromisso é essencial para destravar projetos de moradia popular.
Além da manifestação, os movimentos sociais solicitaram audiências com:
- Governadora Raquel Lyra e secretários do Desenvolvimento Urbano e Habitação
- Presidência da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação e Obras)
- Prefeito João Campos, Secretário de Articulação Política e Social e Secretário de Habitação do Recife
- O objetivo é garantir avanços concretos nas políticas públicas de moradia e melhorar as condições habitacionais para a população de baixa renda.
Impacto no trânsito
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, durante o protesto, apenas uma faixa estava liberada no sentido Paulista, enquanto o trânsito no sentido Ceasa seguia normal.
Mesmo após o fim da manifestação, pneus queimados ainda dificultam a passagem dos veículos na rodovia, e o congestionamento pode persistir por algumas horas.
Por meio de nota, a Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab) afirmou que integrantes do MNLM e da OLMP foram recebidos por representantes do Governo de Pernambuco no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para apresentação de demandas da pauta dos movimentos. Confira:
“O grupo foi recebido pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes; pelo presidente da Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), Paulo Lira; e por representantes da Secretaria da Casa Civil.
Alguns pleitos apresentados já estavam com soluções encaminhadas, como por exemplo, a contratação do conjunto habitacional Miguel Lobato com 192 unidades no município de Paulista, no Grande Recife.
Para os novos pleitos apresentados, foram dados os encaminhamentos de resolução, inclusive com agendamento de reuniões de trabalho com demais órgãos envolvidos conjuntamente com os movimentos, para construção de soluções para as pautas apresentadas”.