Cehab inicia trabalho de remoção de baronesas acumuladas no Canal do Fragoso, em Olinda

Obra de desobstrução do canal deve levar até 40 dias para ser concluída

Cehab inicia trabalho de remoção de baronesas acumuladas no Canal do Fragoso, em Olinda

A Companhia Estadual de Habitação (Cehab) iniciou, nesta segunda-feira (10), um mutirão de limpeza para retirar as baronesas acumuladas no Canal do Fragoso, em Olinda. De acordo com a empresa, que é responsável pelas obras do canal, o serviço tinha início previsto para março e precisou ser antecipado em razão das chuvas intensas que atingiram a região metropolitana, na última semana. O mutirão de limpeza tem coordenação da Cehab em parceria com a Prefeitura de Olinda e deve ser concluído em até 40 dias.

Todos os 2,5 quilômetros do canal devem passar pela limpeza. O serviço acontece por meio de uma empresa terceirizada, contratada pela Cehab, utiliza quatro escavadeiras em todo o trecho de canal até a PE-15. Uma retroescavadeira e quatro caminhões basculante (caçambas) também serão utilizados para fazer a retirada das baronesas e levá-las ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).

Segundo Antônio Martinez, diretor da empresa responsável pela desobstrução do Canal do Fragoso, o surgimento de baronesas é comum no período chuvoso em Pernambuco. “Geralmente, todo início de ano, na época das chuvas intensas, há um carreamento das baronesas e a obstrução do fluxo da água. Então, é necessário que se faça essa intervenção. Houve um agendamento prévio. Esse trabalho é vinculado com a Defesa Civil, por solicitação dos municípios”, disse Antônio ao LeiaJá.

Desobstrução será mais rápida

Com a conclusão do mutirão, as obras do Canal do Fragoso terão continuidade. Este ano, o serviço de desobstrução deverá ser mais rápido que o realizado no ano anterior. Em 2024, os trabalhos levaram cerca de 50 dias.

“É um momento de certo constrangimento da população porque, antes de qualquer benfeitoria, vem o desconforto [com as chuvas]. O projeto é, assim que concluirmos o canal, termos várias faixas aqui que vão liberar todo o trânsito e que, hoje, entre 6h30 e 8h30, é muito intenso e com a restrição de vias. Com a liberação aqui, a população de Olinda e de cidades vizinhas irão se beneficiar muito”, concluiu o diretor.